segunda-feira, 12 de maio de 2008

BALANÇO SOCIAL E AMBIENTAL DA PETROBRAS É PREMIADO

Em eleição coordenada pela Global Reporting Initiative (GRI), relatório da Petrobras foi eleito o melhor do mundo nas categorias Sociedade Civil e All Stakeholders

A Petrobras foi a grande vencedora do GRI Reader s Choice Awards, premiação que reconhece os relatórios de sustentabilidade mais transparentes e completos do mundo. Os vencedores foram anunciados nesta quarta-feira (7/5), durante a Conferência Internacional de Amsterdã sobre Sustentabilidade e Transparência. O prêmio é conduzido pela Global Reporting Initiative (GRI), principal referência internacional em diretrizes para elaboração de relatórios de sustentabilidade.

O Balanço Social e Ambiental da Petrobras foi eleito o melhor nas categorias Sociedade Civil e All Stakeholders (todos os públicos de interesse), arrematando o grande prêmio da noite. Mais de 1.700 leitores de 70 países votaram pela internet nos balanços que consideravam mais completos, conforme sua categoria de público: sociedade civil, mercado financeiro, mídia e empregados. A categoria All Stakeholders é a soma dos votos desses quatro grupos.

"Foi um desafio em dobro para a Petrobras. É preciso ter práticas de responsabilidade social e ambiental consistentes e reconhecidas, e depois relatar essas práticas de acordo com os melhores padrões estabelecidos", disse o gerente executivo da área de Desenvolvimento de Sistemas de Gestão da companhia, Antônio Sérgio Oliveira Santana.

Concorreram à premiação 800 relatórios de 50 países. Na última etapa, 45 permaneceram na disputa, sendo oito de empresas do Brasil. Apenas a Petrobras foi contemplada entre as brasileiras. "É um reconhecimento importante de um trabalho de quatro anos, consolidado por uma rede interna com mais de 300 colaboradores que respondem aos indicadores do GRI", afirmou a coordenadora do Balanço Social e Ambiental da Petrobras, Ana Paula Grether. "Além da transparência nas ações de responsabilidade social e ambiental, o balanço é uma ferramenta de aprimoramento da gestão da companhia", ressaltou.

A Petrobras apresentou a versão 2006 do relatório com a autodeclaração e o reconhecimento da própria GRI de pertencer ao nível A+, por responder a todos os indicadores essenciais e adicionais e por ter seu Balanço Social e Ambiental auditado por organização externa e independente.

A Petrobras segue as diretrizes da GRI desde 2003. Seu Balanço Social e Ambiental foi considerado por dois anos consecutivos (2005 e 2006) relatório notável pelo Pacto Global da ONU e vem sendo indicado como benchmark mundial em diversos workshops internacionais.

Vencedores do GRI Readers - Choice Awards

Melhor Relatório: All Stakeholder - Petrobras (Brasil)
Melhor Relatório: Sociedade Civil - Petrobras (Brasil)
Melhor Relatório: Mídia - Gas Natural SDG (Espanha)
Melhor Relatório: Mercado Financeiro - ABN Amro India (Índia)
Melhor Relatório: Empregados - ITC (Índia)
Melhor Relatório: Organizações não-empresariais - Fundacion Empredimientos Rurales Los Grobo (Argentina)
Melhor Relatório: Pequenas e médias empresas - Frigoglass (Grécia)
Melhor Relatório: Empresa que não pertence à OCDE - TGC-5 (Rússia)


FONTE: Comunicação Petrobras

Nenhum comentário:

Postagens populares