terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Enriqueçam!!!

Promessas de ano-novo

Você SA - Gustavo Cerbasi (gustavo@maisdinheiro.com.br)  05/01/2010

No começo de cada ano, as pessoas me perguntam quais iniciativas devem ser colocadas em prática para que, enfim, enriqueçam. Em essência, tenho dois tipos de orientações a fazer: sugestões para aqueles que não conseguem realizar tantos sonhos quanto gostariam, e outras para quem já vem investindo para realizar objetivos e passar em paz por imprevistos. Quem se sente abraçado pela rotina, há tempos sem realizar algum grande sonho e sem grandes ambições para 2010, não está precisando exatamente de férias ou de bônus no contracheque. 

Que tal fazer de 2010 o ano dos grandes sonhos? 


Para quem não se planeja, qualquer prêmio na loteria gera apenas efeitos momentâneos, trazendo uma grande ressaca quando acaba. Motivo: a conquista é fruto de desequilíbrio, e não de uma rotina de realizações que faz parte de sua vida. Minha proposta, se for esse o seu caso, é que você pare em algum momento, tire um fim de semana para se organizar e fazer planos, como faria se quisesse emagrecer e fosse se internar num spa. Despache os filhos para a casa de amigos. Abra as pastas para organizar as contas. Venda o que não usa para pagar as dívidas e comece a poupar conscientemente para um objetivo bastante claro a ser alcançado em até dois anos. 

Faça disso uma promessa de ano-novo. Quem, por outro lado, já está seguindo um planejamento pessoal, com planos de previdência e carteiras de ações, merece meus parabéns. Mesmo assim, há ajustes a fazer do ponto de vista de suas finanças. Minha recomendação é que você se dedique, a partir de janeiro, a adotar uma rotina de aprendizado sobre seus investimentos. 

Nunca vi nenhum planejamento que fosse bom o suficiente para não merecer melhorias. O aprendizado nos traz atalhos, e metas alcançadas antes do previsto são sempre bem-vindas, não é verdade? A educação financeira está em evidência. O Brasil está repleto de oportunidades. Que tal fazer de 2010 um ano em que você dará grandes passos nas carreiras de investidor e de sonhador profissional? Delas, você jamais será demitido, desde que se planeje para isso.

Gustavo Cerbasi é consultor financeiro pessoal, sócio-diretor da Cerbasi & Associados Planejamento Financeiro e autor do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. www.maisdinheiro.com.br
"O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento. Cabe ao destinatário cuidar quanto ao tratamento adequado. Sem a devida autorização, a divulgação, a reprodução, a distribuição ou qualquer outra ação em desconformidade com as normas internas do Sistema Petrobras são proibidas e passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal."

Nenhum comentário:

Postagens populares