quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Técnico em segurança do trabalho

Vivi neste ano alguns momentos muito duros. Do dia 24 de novembro do ano passado até agora, um ano praticamente, entrei em combates inevitáveis com monstros que eu já esperava conhecer ao longo da vida. Mas não neste ano... Não como foi!

Deste momento, entre todos os fatos, aprendi duas verdades. A primeira é que o futuro não vai ser feito manhã... Está sendo feito hoje, em grande parte pelas decisões e ações tomadas com respeito às tarefas de hoje. E, inversamente, o que é feito visando o futuro acaba afetando diretamente o presente; e a segunda é que... Socorrer, resgatar... Salva uma vida é o mesmo que salva o mundo inteiro.

A vida é feita de ciclos!!! Leva tempo pra aprender isso... Pra entender que o "eterno", que o "pra sempre", em algum momento chegam ao fim... E que isso não é negativo! Ruim! Leva tempo pra aprender que isso é, apenas, parte do processo da vida.

Eu já fui técnico, analista, coordenador, consultor, empresário e, agora, graças a Deus, busco ser técnico novamente. E o meu foco, minhas verdades, o que escrevi acima, me levam a apostar na técnica em segurança do trabalho. Não só por isso, claro, mas, também, por ser uma carreira complementar a minha experiência profissional. Afinal, lá se vão oito anos atuando em processos de QSMS – qualidade, segurança, meio ambiente e saúde.   

Um novo ciclo! O técnico em segurança do trabalho é o profissional que analisa os métodos e processos de trabalho, identificando suas condições e fatores de risco, propondo melhorias e maior segurança. É ele quem estuda o ambiente de uma empresa, garante a aplicação das normas trabalhistas e garante ações de correção preventivas para os fatores que expõem a vida do empregado. É o profissional que associa, em suas funções, atividades laborais consagradas e outras que vêm se mostrando cada vez mais presentes nas suas atribuições, destacando aquelas relacionadas às políticas de segurança e aos processos de auditoria, que perseguem a melhoria das condições de vida.

É este o meu ciclo atual! O que escolhi para a “vida que segue”! 

Nenhum comentário:

Postagens populares