segunda-feira, 18 de abril de 2011

EDUCAÇÃO!!!


Repassando... e com muito gosto!!!
O vídeo é um pouco longo mas é interessante.
Realmente o garoto diz muito... quem puder, assista ao vídeo inteiro (da metade pro final é a melhor parte!). E repassem, se acharem que vale a pena!




domingo, 17 de abril de 2011

Sociedade Brasileira da Qualidade e Excelência na Gestão - SBQEG

CONVIDANDO!!!

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" - (Cora Coralina)

"Sabedoria é saber o que fazer; virtude é fazer" - (David Starr Jordan)

"Lixo é tudo aquilo que está fora do lugar... Se for posto no lugar, não é mais lixo!" - (Luiz Ribeiro)


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Sociedade Brasileira da Qualidade e Excelência na Gestão - SBQEG <groups-noreply@linkedin.com>
Data: 17 de abril de 2011 02:14
Assunto: Newsletter SBQEG 2011-04-17 ( LEIAM, POR FAVOR ).
Para: Luiz J Ribeiro Jr <lribeirojr@gmail.com>


LinkedIn Groups

  • Group: Sociedade Brasileira da Qualidade e Excelência na Gestão - SBQEG
  • Subject: Newsletter SBQEG 2011-04-17

Prezados Membros da SBQEG.

Estamos quase atingindo 3.000 membros. Convidem seus colegas para que possamos atingir essa marca. Registrem seus "afilhados" no sub-grupo Membros SBQEG. Em futuro próximo, sortearemos brindes entre aqueles que possuem mais "afilhados".

Participem das discussões. Comentem sua frase preferida, informem quais ferramentas você usa, iniciem novas discussões, tornem-se membros dos sub-grupos, contem um "causo" pitoresco (sem citar nomes e instituições). Sempre é importante lembrar que nossos objetivos principais são o compartilhamento de conhecimento e o networking.

Publicamos também, como uma discussão, a lista de profissionais certificados pela ASQ. Pedimos que relatem alguma incoerência e avisem aos colegas que estão faltando na lista. Caso deseje entrar na lista, lembre-se que o exame ASQ/CQE agora é em português. Desafie-se. Prepare-se. Conquiste uma certificação internacional. Acompanhe a discussão específica aqui na SBQEG.

Em relação à diretoria da SBQEG, estamos realizando uma reformulação que será comunicada brevemente. Aqueles que desejarem participar, favor me informar.

Um abraço a todos / Evandro Lorentz.
-----

Posted By Evandro Lorentz

Sobre o TEDxRio


O TEDx é um evento organizado de forma independente, que reúne pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: Sistematização para preservação e disseminação do conhecimento organizacional

Artigo apresentado como trabalho de conclusão de disciplina no MBKM - Master on Business and Knowledge Management, Centro de Referência em Inteligência Empresarial – Coppe/UFRJ

Assunto da palestra realizada na “Integração” do COMPREJ
--------------------------------------------------------------

SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: Sistematização para preservação e disseminação do conhecimento organizacional

Luiz José Ribeiro Junior, Centro de Referência em Inteligência Empresarial – Coppe/UFRJ, turma 22 do MBKM - Master on Business and Knowledge Management. lribeirojr@gmail.com.

INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, temos vivido num mundo com grandes transformações, seja pela velocidade e quantidade de informações, ou pela competitividade cada vez mais acirrada entre as organizações. Este cenário altamente complexo, afetado por questões econômicas e sociais de alcance mundial, provocou também uma total transformação nos ambientes de negócio. Criar e sustentar diferenciais que garantam a sobrevivência das organizações é o grande desafio dessa nova era.
Gerar valor agregado aos negócios, melhorar os resultados, reduzir prazos e custos, desenvolvendo as pessoas. Tudo isso conquistado com o compartilhamento e disseminação do conhecimento presente na empresa, nos indivíduos, nos processos e nas áreas.

REFERENCIAL TEÓRICO
Desde o início de suas atividades, há mais de 50 anos, a Petrobras sempre buscou a valorização e o aprimoramento do seu capital humano e consequentemente do conhecimento organizacional. Seu espírito empreendedor possibilitou a inovação nos seus processos e a criação de uma base tecnológica própria. Seu pioneirismo e a sua cultura voltada para a excelência e a inovação foram as bases desse sucesso.
Nos últimos seis anos, como profissional de comunicação e gestor de informação na companhia, sempre me questionei qual o grande desafio da Gestão do Conhecimento na Petrobras... Minha resposta? Sem dúvida é o de aperfeiçoar e acelerar os diversos processos de compartilhamento e preservação do conhecimento, numa ação integrada, respeitando as particularidades de cada área, gerando e buscando melhorar ainda mais seus resultados.

METODOLOGIA
“Como a Organização Aprende” foi o nome dado a um projeto, em 2007, dentro do objetivo estratégico da companhia: preservar e disseminar o conhecimento em implementação de empreendimentos e prestação de serviços de engenharia, contido no mapa estratégico da gerencia executiva de engenharia, fazendo parte da perspectiva “Aprendizado e Crescimento”, que busca preservar e disseminar o conhecimento acumulado através da sistematização do processo de gestão do conhecimento, em uma estratégia de melhoria contínua dos processos de gestão da engenharia.
Hoje, como resultado desta estratégia, o processo “Lições Aprendidas” está sistematizado para a promoção, consolidação e compartilhamento da experiência acumulada pela força de trabalho da engenharia, a partir da adoção das práticas que tenham provado ser efetivas e que agreguem valor à companhia, evitando a ocorrência de erros.



O programa "Como a Organização Aprende" desdobra-se em dois projetos principais: “Mages – Manual de Gestão da Engenharia” e “Base Integrada de Conhecimento”.
O grande diferencial do Mages é explicitar as diretrizes estratégicas para cada processo de Gestão da Engenharia, Implementação de Empreendimentos e Prestação de Serviço de Engenharia, informando o que deve ser feito e quem na estrutura organizacional é o responsável por cada etapa.
A Base Integrada de Conhecimento fornece um ambiente integrado para o compartilhamento do aprendizado e das experiências da Força de Trabalho da Engenharia. Ela armazena o histórico do aprendizado organizacional, apoiando o processo de registro, análise e implementação de lições aprendidas, desde a coleta até a efetivação de mudanças nos processos e documentos normativos impactados.
Além das Lições Aprendidas, a base contém as Páginas Amarelas, uma espécie de “Quem é Quem” da Engenharia, no qual a Força de Trabalho inclui dados profissionais e pessoais em um banco de currículos, mapeando o conhecimento existente na Engenharia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A influência desta formação acadêmica na minha vida profissional é refletida nos últimos seis anos. Neste intervalo de tempo planejei, executei, monitorei e avaliei a melhoria dos resultados alcançados, e agi no amadurecimento da minha experiência no Gerenciamento das Comunicações de Projeto, área de conhecimento que emprega os processos necessários para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações de forma oportuna e adequada.
Agora, através da Gestão do Conhecimento, e da vivência adquirida com a atuação no projeto "Como a Organização Aprende", e focado no enriquecimento da linha profissional que escolhi, minha principal preocupação é investigar a melhoria de desempenho nas organizações por processos de localização, extração, partilha e criação de conhecimento, assim como a aplicação das ferramentas e tecnologias de comunicação voltadas para esta gestão.

REFLEXÃO
"Uma organização que aprende é aquela habilitada a criar, adquirir, interpretar, transformar e reter conhecimento e, propositadamente, modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos". - David Garvin

Cursos de capacitação - ultimas vagas IBEC/INPG




VII CNEG - RIO DE JANEIRO - CHAMADA DE ARTIGOS - ULTIMO MÊS

VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO 

"GESTÃO DE CRISES PARA A SUSTENTABILIDADE"
12 e 13 de agosto 2011
Rio de Janeiro - Brasil
Prezado(a),
A Coordenação do CNEG gostaria de lembrá-lo que restam pouco menos de 1 mês para o encerramento do prazo para envio de artigos ao CNEG.
O tema central do CNEG 2011 é "Gestao de Crises para a Sustentabilidade".
DATA LIMITE DE ENVIO DOS ARTIGOS PARA O EVENTO: 01 de maio
Participe!!! Acesse www.excelenciaemgestao.org e tenha acesso a todos os dados do evento, incluso conteúdo para download de edições anteriores.
Os melhores artigos serão convidados para submissão no periódico SISTEMAS & GESTÃO (ISSN 1980--5160).
Os 3 melhores trabalhos do Congresso receberão o "Prêmio de Excelência na Produção Cientifica"
Em 2011 o prêmio homenageará professores que contribuíram e contribuem sobremaneira para o aprofundamento do conhecimento e desenvolvimento do país.
O Congresso Nacional de Excelência em Gestão é um evento técnico-científico de abrangência nacional, que traz nesta edição como tema central a "Gestão de Riscos para a Sustentabilidade". O CNEG é um evento reconhecido pela CAPES / MEC. Em sua edição de 2010 recebeu artigos de todas as regiões do país e exterior. O evento é realizado pelas Associações ADINGOR, SBGC, ABPA, SOBES, IBP, SOBRAPO e INPI entre outros, co-realizado pela FIRJAN Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, apoio científico da UFF, UCP, SAGE, NITS, IFE, LATEC e MSG e apoio técnico do GBC, TN Petróleo e CAERJ entre outros.

O VII CNEG ocorrerá nos dias 12 e 13 de agosto de 2011, sendo realizado no dia 12 na FIRJAN e no dia 13 na Escola de Engenharia da UFF (Niterói).
Para encaminhar seu artigo, visite o site do evento: www.excelenciaemgestao.org e acesse o link "artigos". Fique atento às regras de envio. Não há limite quanto ao número de artigos que podem ser enviados, entretanto, no máximo cinco artigos serão aprovados por autor e o limite de autores por artigo é quatro. Não há taxas para submissão de artigos. Faça o cadastro no site do evento, siga as instruções e envie seu artigo!
Os artigos podem ser encaminhados em: Português, Inglês e Espanhol

Datas importantes:
14 fevereiro - Envio de artigos
01 maio - Data limite para envio de artigos para o VII CNEG
20 Junho - Divulgação dos resultados (artigos selecionados para os anais do VII CNEG)
18 de julho - Data limite para pagamento de inscrição de artigos
12 Agosto - Início do VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão
13 agosto - Data de apresentação dos artigos selecionados
Áreas temáticas:
Gestão de Riscos e Crises
Gestão pela Qualidade
Gestão Econômica e Financeira
Gestão Ambiental & Sustentabilidade
Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional & Ergonomia
Ética e Responsabilidade Social
Gestão da Produção
Gestão do Produto
Pesquisa Operacional
Gestão Estratégica e Organizacional
Gestão do Conhecimento Organizacional
Educação em Sistema de Gestão
Inovação e Propriedade Intelectual
Gestão de Serviços de Saúde
Logística
A disposição.
Secretaria do evento:
contatocneg@excelenciaemgestao.org / www.excelenciaemgestao.org
(21) 2621-4587 / 2613-5257


quinta-feira, 7 de abril de 2011

O mito de que a palavra "aluno" significa "sem luz"

A palavra “aluno” vem do verbo latino “alo”, que significa “nutrir”. O termo tem valor de particípio e significa, simplesmente, “aquele que foi nutrido”. Etimologicamente, a palavra se liga ao substantivo “alma”, que significa “nutriz”, de acordo com a idéia comum de que a alma alimenta o corpo. É, por isso, que a universidade é chamada, com freqüência, de alma mater, isto é, “a mãe que nutre”.

A falsa etimologia que analisa a palavra “aluno” como composta de “a” (prefixo de negação) e “lux” (“luz”) não leva em consideração que o prefixo de negação “a”, comumente chamado de “alfa privativo”, só ocorre em palavras de origem grega. Portanto, a explicação não passa de um hibridismo lamentavelmente inculto.

Leia: http://rizomas.net/filosofia/principios-filosoficos/213-o-mito-de-que-a-palavra-qalunoq-significa-qsem-luzq.html

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Programação do Latec/UFF

O LATEC/UFF é um centro de referência nacional na formação gerencial e tecnológica, com orientação à pesquisa, ensino e extensão. As inscrições já estão abertas para as turmas do primeiro semestre de 2011.

Estude em uma escola de negócios sustentáveis.

http://www.latec.com.br/


Portal Qualidade Brasil


08 Passos para o comando de Equipes Realizadoras É preciso entender que o significado de pequenas, médias ou grandes equipes está mais para o conhecimento e qualidade do grupo do que propriamente a quantidade de pessoas nece...

Atenção: JOGUE tudo isso fora! Afigura-se correto afirmar que a mágoa é um tenebroso sentimento que deve ser arrancado de maneira brusca e rápida de dentro de qualquer profissional, pois, além de remetê-lo ...

A Espiral da Ética A violência e a intolerância têm dominado o mundo. Observe como elas estão ao seu redor. Nos noticiários da televisão, nas páginas dos jornais e das revistas, nas conversas em...

Compet Atacadista e Invest Importação: agora é possível! Em textos anteriores escrevi sobre a impossibilidade do uso concomitante do Invest Import e Compet Atac.Porém, c/o decorrer do tempo e amadurecimento do assunto,o ES está perm...

Precisam, mas não tem interesse Por alguma razão nosso comportamento não nos leva em busca do conhecimento e desenvolvimento da própria cultura. Estamos ou sempre fomos, uma questão a ser debatida, muito pre...

Postagens populares