quinta-feira, 5 de julho de 2007

Marketing de rede...

Prezados,

"Tempo livre, segurança e dinheiro pelo resto da vida". Este é o "discurso messiânico" que oferece a maior empresa de marketing de rede do mundo... A AMWAY!
Através de seus 2,5 milhões de "missionários". (foi assim que a revista Exame,18 de junho de 1997 definiu seus distribuidores). Enaltecendo o poder do pensamento positivo, exibindo símbolos de prosperidade, discursando sobre "você-pode-ser-um-vencedor", tudo isso sendo anunciado num estilo missionário, essa empresa familiar continua a prosperar, estando presente
em mais de 70 países. No Brasil, ale conta com mais de 150.000 distribuidores.
Sempre que leio e-mails oferecendo este tipo de "oportunidade", acabo lembrando das experiências que tive com ISSO!!!
Por se tratar de uma empresa muito grande, seria impossível fazer uma análise completa de cada indivíduo envolvido com esta organização. Como várias outras empresas, há muitos pontos positivos e negativos sobre ela. A empresa foi fundada na cidade de Ada, Estado de Michigan, nos Estados Unidos, por Richard DeVos e Jay Van Andel, em 1959. Em 1991, o grupo chegou
ao Brasil, oferecendo aos brasileiros uma forma rápida de enriquecer. Seus produtos têm a ver com os cuidados do lar, cosméticos, cuidado pessoal, nutrição humana e utensílios domésticos. São mais de 400 produtos consumidos e vendidos por seus "missionários".
A revista ISTOÉ (22 de março de 1994, pp. 66, 67), num artigo intitulado "Religião Amway - A rede Amway cresce no Brasil distribuindo produtos sem intermediários e promete enriquecimento rápido", classificou-a de "culto moderno, que usa técnicas de arregimentação quase religiosas". Quando alguém é convidado para ingressar, a pessoa que o convidou já é associada da empresa e passa a ser a sua patrocinadora. É preciso haver um convite para entrar. Paga-se uma taxa de inscrição, geralmente o equivalente a US$ 80,00, e o novo sócio recebe um kit com os produtos e material didático que lhe darão mais instruções sobre o programa de vendas e o sucesso nos negócios.
O novo sócio começa a levar outras pessoas e passa a ganhar uma porcentagem sobre as compras dos novos sócios que ele recrutou. Elas também passam a fazer o mesmo, levando mais pessoas, e ganhando a porcentagem sobre as compras de seus novos associados, e assim sucessivamente. As pessoas começam então a ganhar bônus e posições ou patentes na hierarquia denominadas rubi, pérola, esmeralda, diamante etc., e assim a pirâmide (rede de distribuição direta) começa a ser levantada. Existe aqui o perigo de a empresa fazer das pessoas um mero produto. Trata-se de um empreendimento que vai exigir muito tempo, esforço e dedicação da pessoa - se ela quiser ganhar alguma coisa.
A revista ISTOÉ disse ainda que os métodos de recrutamento da empresa são parecidos com uma cerimônia de iniciação religiosa, fazendo lembrar os antigos cursilhos católicos e os cultos evangélicos, com a diferença que na Amway o assunto passa a ser o dinheiro. Nos Estados Unidos, esses métodos foram acusados de apresentarem um tipo mais leve de lavagem cerebral, embora a justiça naquele país não tenha aceitado as denúncias.
Em muitos casos, o que acontece é que a fé dos envolvidos vai se misturar com crenças da AMP (Atitude Mental Positiva) e da confissão positiva, que são atualmente assuntos constantes nos congressos e seminários de motivação e sucesso. Dave Hunt e T.A. McMahon, autores norte-americanos, comentam sobre o perigo de tal envolvimento: "A grande jogada hoje em dia é o
sucesso. A capacidade de exercer 'o poder da mente sobre a matéria' não é mais considerada algo estranho e oculto, e sim parte de um potencial humano natural, normal e infinito, que pode ser experimentado por qualquer pessoa que siga certas supostas 'leis de sucesso'".
Assim, cuidado com "Tempo livre, segurança e dinheiro pelo resto da vida"! O que vale é a dignidade do trabalho!!!

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