sábado, 7 de junho de 2008

SEMANA DE MEIO AMBIENTE

Do dia 02 de junho, segunda-feira, até quinta feira (6), comemoramos a Semana do Meio Ambiente na empresa onde trabalho. Realizamos nesta semana, nas dependências da refinaria de Fortaleza, nosso cliente, eventos de conscientização com foco em ecoeficiência e biodiversidade.
Na segunda-feira, a exemplo do que foi feito em todas as manhãs desta semana, no Auditório da unidade, o dia de trabalho foi iniciado com a palestra da Coordenadora de Meio Ambiente da LUBNOR, Eveline Queiroz, abordando “biodiversidade”. A força de trabalho da unidade contou ainda, após o horário do almoço, com uma sessão de cinema onde foi apresentado o filme A Última Hora (The 11th Hour). Documentário narrado e produzido por Leonardo DiCaprio, mostrando como o ecossistema tem sido destruído e o que é possível fazer para reverter esse quadro, assim como indicar alternativas possíveis à sustentabilidade.
Dando continuidade à programação da semana, na terça-feira, com o apoio da Universidade Federal do Ceará, foi montado em frente ao prédio administrativo da LUBNOR um estande para a apresentação do trabalho "Fogão solar com ou sem armazenamento de calor". O Laboratório de Energia Solar e Gás Natural da UFC desenvolve projetos de pesquisa aplicada, que visam a utilização mais racional das fontes energéticas disponíveis. A equipe é composta por alunos de graduação e pós-graduação, trabalhando em parceria com o Instituto Solar da Alemanha. O objetivo do laboratório é contribuir para o desenvolvimento da tecnologia nacional e a formação de recursos humanos na área de engenharia térmica.

Na quarta-feira, é a vez da “Pegada Ecológica”. O carro que você usa, os móveis de madeira que você compra, a madeira que você usa na construção ou na reforma da sua casa, a carne que você come, os aparelhos eletroeletrônicos que você tem em casa – seus hábitos de consumo, estão diretamente relacionados às mudanças climáticas. A pegada ecológica é uma forma de sensibilizar a força de trabalho da LUBNOR, fazendo com cada um simule e avalie quanto consome de recursos naturais e energia, medidos em hectares de terra.

Já na quinta-feira, último dia do evento, foi apresentada uma esquete pelo grupo teatral GARIS, formado por um trio de artistas locais – atores, músicos e performistas, tratando o tema “coleta seletiva”. O dia contou ainda com o plantio de dez (10) mudas da arvore de Nin, planta nativa da Índia com aplicações nas indústrias de cosméticos, farmacêutica e moveleira – inseticida natural que contribui para a agricultura sustentada, na Comunidade Morro da Vitória, localizada na Rua Ismael Pordeus, vizinha da refinaria. Investimento social patrocinado pela INTEGRAL, uma das contratadas da refinaria.

Nenhum comentário:

Postagens populares