sábado, 28 de março de 2009

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES

A gestão da comunicação é um fator determinante para o sucesso ou o fracasso de um projeto e saber gerenciá-la tem se tornado um requisito fundamental para garantir que os mesmos sejam controlados e executados do início ao fim conforme o planejado. Nesse sentido, é essencial que os profissionais envolvidos com este tipo de execução (por projeto) saibam identificar o cenário atual do gerenciamento da comunicação, através de uma análise compartilhada que destaca as principais divergências encontradas entre os gerenciamentos adotados.

Para o atendimento deste e outros objetivos alguns cursos de PÓS-GRADUAÇÃO focados em Gestão de Negócios, como os da UFF-LATEC e da UNILASALLE, oferecem matérias sobre gerenciamento de projetos com foco na área de comunicação com a finalidade de informar os requisitos necessários para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada.

Os processos de gerenciamento das comunicações do projeto fornecem as ligações críticas entre pessoas e informações que são necessárias para comunicações bem-sucedidas. Os gerentes de projetos podem gastar um tempo excessivo na comunicação com a equipe do projeto, partes interessadas, cliente e patrocinador. Todos os envolvidos no projeto devem entender como as comunicações afetam o projeto como um todo.

Os processos de gerenciamento das comunicações do projeto incluem os seguintes:

1. Planejamento das comunicações – determinação das necessidades de informações e comunicações das partes interessadas no projeto.

2.Distribuição das informações – colocação das informações necessárias à disposição das partes interessadas no projeto no momento adequado.

3. Relatório de desempenho – coleta e distribuição das informações sobre o desempenho. Isso inclui o relatório de andamento, medição do progresso e previsão.

4. Gerenciar as partes interessadas – gerenciamento das comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas no projeto e resolver problemas com elas.

Esses processos interagem entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de uma ou mais pessoas ou grupos de pessoas, com base nas necessidades do projeto. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos e também em uma ou mais fases do projeto, se ele estiver dividido em fases.

A comunicação é fator determinante no tempo de ação e/ou reação dos possíveis eventos (negativos ou positivos) que ocorrem durante todo o projeto. Alem de influência nos demais objetivos de um projeto como custo, escopo e qualidade. O gerente de projetos precisa utilizar técnicas adequadas a cada projeto, com o intuito de garantir uma comunicação eficaz e efetiva.

Mais informações:

http://www.unilasalle.edu.br
http://www.latec.com.br
http://www.sbgc.org.br
http://www.pmi.org

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