segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Empresário on the job training

Tornar-se empresário exige um batismo de fogo pelo qual poucos conseguem passar com sucesso... Vai por mim! Novas posturas diante da vida e muita disposição para enfrentar dificuldades de toda a ordem fazem parte da iniciação na vida empresarial

Muitas vezes esse processo leva a um amadurecimento forçado, independente da idade ou da experiência profissional do aspirante a ter o negócio próprio. Ainda mais num país como o Brasil, tão compulsivo por regulamentações e decretos quanto criativo na forma de burlá-los, a iniciação na vida empresarial normalmente implica uma reconsideração de valores e comportamentos.

Pessoas que se habituaram a ver o mundo a sua volta sob a perspectiva de empregados - sem maior envolvimento com os negócios da empresa como um todo - acabam percebendo que ser empresário é muito mais complexo do que parece à primeira vista. Há os que detectam logo cedo que, para montar um negócio, precisam antes preparar-se adequadamente, tanto técnica quanto psicologicamente, sob o risco de ver seu projeto fracassar ainda no berço.

Mas a regra geral é que as pessoas acabam aprendendo que há muita mistificação sobre a atividade empresarial. A imagem de que ser patrão significa enriquecer rapidamente e pode mandar em tudo e todos é um dos primeiros mitos a cair por terra. Pelo contrário, trata-se de um aprendizado que pede muita dedicação, persistência e fé na concretização do sonho.
E, às vezes, exige até recuos táticos e uma boa dose de paciência para saber o momento certo de começar. 

No meu caso, claro, afirmo que ser empresário pressupõe a capacidade de gerenciar e lidar com as pessoas. Se você não entra nessa história com uma visão realista, acaba fracassando. Fato! Afirmo, também, que os microempresários não têm nenhum incentivo. O banco só empresta para quem tem dinheiro, e o empresário se sente até constrangido na frente do gerente. 

Muita burocracia! Mesmo com nível superior, pós e a minha vivência em empresas de grande porte, foi difícil cumprir todas as exigências burocráticas e legais. A alta carga de impostos e a excessiva burocracia são um grande obstáculo!!!

Agora... O prazer de atentar para todos os outros aspectos do negócio, como a procura de clientes e a administração do capital, que é pequeno, é gratificante. Justifica a opção que fiz!

Vai saber!!!

Nenhum comentário:

Postagens populares