Eles não podem ser armazenados, muitos deles são desfrutados no momento
em que são prestados, como o caso de massagens, cortes de cabelos e
outros, apresentando assim sua característica de perecibilidade. Outros
são de difícil identificação sobre sua real necessidade e resultado. Por
exemplo, para a maioria dos serviços profissionais de contabilidade,
advocacia e outros, não raro, o cliente tem dificuldade de identificar
todo o resultado do serviço.
Com tantas características incomuns aos produtos, como é que podemos "tangibilizar" nossos serviços? Bem... No meu caso, entendo que os serviços devem ser apoiados por características tangíveis! Por isso a instalação, a arrumação, organização, marketing pessoal das pessoas que tem contatos com o cliente e todo material impresso entregue ao cliente pode contribuir para isso. O cliente busca, mesmo sem se aperceber disso, características tangíveis nos serviços. Já vi muitos excelentes profissionais que não sabiam transmitir uma imagem adequada aos seus prospectivos clientes e com isso tinham dificuldades de serem valorizados.
Por fim, um fator principal para a "tangibilização" dos serviços prestados é a indicação e o testemunho de outros consumidores. Quando outros clientes, comunicam abertamente sobre os benefícios obtidos por adquirir seus produtos e serviços, pode ter a certeza que eles serão grande influenciadores na decisão de compra dos serviços, por isso temos de incentivar a propaganda “boca a boca”.
Com certeza, muito se pode falar sobre marketing de serviços e nem há espaço para se dizer tudo o necessário para revolucionar seus serviços, mas esses conceitos aqui, quando aplicados, trazem resultados importantes para as empresas de serviços profissionais. Portanto, olhe a sua volta e veja que quase tudo se resume a SERVIÇOS!
Com tantas características incomuns aos produtos, como é que podemos "tangibilizar" nossos serviços? Bem... No meu caso, entendo que os serviços devem ser apoiados por características tangíveis! Por isso a instalação, a arrumação, organização, marketing pessoal das pessoas que tem contatos com o cliente e todo material impresso entregue ao cliente pode contribuir para isso. O cliente busca, mesmo sem se aperceber disso, características tangíveis nos serviços. Já vi muitos excelentes profissionais que não sabiam transmitir uma imagem adequada aos seus prospectivos clientes e com isso tinham dificuldades de serem valorizados.
Por fim, um fator principal para a "tangibilização" dos serviços prestados é a indicação e o testemunho de outros consumidores. Quando outros clientes, comunicam abertamente sobre os benefícios obtidos por adquirir seus produtos e serviços, pode ter a certeza que eles serão grande influenciadores na decisão de compra dos serviços, por isso temos de incentivar a propaganda “boca a boca”.
Com certeza, muito se pode falar sobre marketing de serviços e nem há espaço para se dizer tudo o necessário para revolucionar seus serviços, mas esses conceitos aqui, quando aplicados, trazem resultados importantes para as empresas de serviços profissionais. Portanto, olhe a sua volta e veja que quase tudo se resume a SERVIÇOS!
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