quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Sonho é foda!

Quem acompanha minha história sabe bem que não sou fã de carteirinha de motos custom. Pra dizer a verdade, tem um modelo que considero um dos sonhos de consumo inalcançáveis que é a Yamaha Roadstar 1200, que vem com aquele maravilhoso motor V4 da V-Max... Mas a Honda Shadow 750 não atrás!!!

É uma escolha difícil. Põe difícil nisso! As duas opções de custom estradeira, Honda Shadow 750 e Yamaha Dragstar 650 são motos de diferentes categorias que deixariam feliz qualquer maníaco por estradas. Motores de dois cilindros em V, grande distância entre-eixos, pedaleiras avançadas, banco largo e rodar silencioso. São muitas as características comuns entre as duas, porém apresentam mais diferenças do que semelhanças.

A começar pelo estilo, que merece um bom detalhamento. Apesar de muito parecidas, elas são de concepção diferentes. Repare na Dragstar (prata), se traçar uma linha entre a coluna de direção e as traves laterais do quadro, o caminho vai em direção ao eixo traseiro. Essa é uma característica típica chopper, reforçada pela roda dianteira de 19 polegadas e ângulo de cáster mais aberto. Este é um estilo mais esportivo, se é que podemos usar esse termo para definir esse tipo de moto. Facilita a tomada de curva por causa do pneu dianteiro mais fino, mas compromete parte do conforto por causa do banco do garupa com pouca espuma. Tudo em nome de um estilo! Acompanhando a linha do banco, nota-se que o banco do garupa é curvo para “copiar” a forma do pára-lama traseiro, terminando de forma harmoniosa, que lembra um rabo de pato.
Para reforçar a imagem chopper, na Dragstar o monoamortecedor traseiro fica escondido, provocando a impressão de ser uma clássica “rabo duro”. Felizmente não tem nada de duro, porque a suspensão segura bem as nossas buraqueiras. Na Shadow (vermelha) a opção pelos dois amortecedores traseiros cromados também visa aumentar a identificação com a moda custom. Com cinco regulagens, apresenta a vantagem de se adequar a cada tipo de piso ou carga. Em ação, ambas são muito parecidas no que diz respeito ao conforto, com ligeira vantagem para a Shadow por causa dos amortecedores reguláveis, banco mais largo e com maior camada de espuma.
A Honda Shadow 750 adota o estilo custom clássico. O banco segue a linha do tanque, em uma reta horizontal, terminando no assento do garupa com mais espuma e no pára-lama exagerado, que lembra as clássicas Indian dos anos 50. É uma questão de estilo que se revela atual graças à moda retrô que parece ter tomado conta de tudo. A Honda preferiu a roda dianteira de 17 polegadas e pneus mais largos. Ao contrário da primeira impressão ao pilotar a Shadow na apresentação, (leia link http://www.motonline.com.br/testes/teste-chopper.html) realizada debaixo de um toró pré-diluviano, ela insere bem nas curvas, porém as pedaleiras raspam muito facilmente, por ser mais baixa. O vão livre do solo é de 130 mm, enquanto na Dragstar é de 140 mm.
O mais curioso desta análise de estilo é que a Yamaha tem a sua Dragstar 650 Classic, estilo custom, muito mais bonita e confortável do que a versão nacionalizada, e a Honda também tem a sua Shadow em estilo chopper, mas por questões de estratégia cada uma decidiu por comercializar no Brasil apenas uma versão. Decidir qual das duas é mais bonita é uma questão meramente pessoal.
Bom... São estilos diferentes que não podem ser avaliados de forma subjetiva. Como está escrito lá no primeiro parágrafo: que decisão difícil!

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