terça-feira, 27 de abril de 2010

Conhecer o seu tempo e se dar à chance de perceber isso

Profissionalmente, você enfrenta e avança por diversos ciclos, que amadurecem o seu entendimento e posicionamento ao longo de sua carreira. Considere desde a época quando você era estagiário (àquele que sempre se rala), onde você precisava provar para si mesmo que tomou a decisão certa no que escolheu com profissão, até o momento que você se entende com plena maturidade profissional e também se pergunta se escolheu certo. As perguntas continuam... Não àquelas que se referem à carreira, mas às escolhas que você fez e às decisões que tomou ao longo do tempo.

Como sempre as escolhas refletem o quanto “preparado” você está no momento em que toma as decisões e, mais ainda, em ter ciência que estas podem evoluir e se tornarem muito mais alinhadas a sua forma de pensar à medida que você acumula experiência.

Você não deixa a sua essência de lado, mas começa a perceber que avalia assertivamente ou quase tão assertivamente àquilo que enfrenta, à medida que o tempo passa e você se enxerga ouvindo, aprendendo, agindo e reagindo no que você considera que valha a pena manter como parte de você.

Parece uma mudança, mas na verdade é como se você finalizasse um ciclo e iniciasse outro, sempre trazendo consigo o que aprendeu e o que teve de desaprender para romper um e começar outro. Sem muita precisão ou com data marcada (como se tivesse validade ou prazo final), os ciclos têm o timing que você decide que estes tenham. Alguns são mais extensos, outros menos, mas no final das contas, sempre acontecem de forma que você consiga manter a sua velocidade.

Cada pessoa tem o seu tempo, que muitas vezes pode não corresponder ao tempo dos outros, ao tempo dos negócios, ao tempo das oportunidades, ou até mesmo estar além de todos estes "tempos". Você é o principal responsável pela construção do seu próprio tempo de resposta e é sua responsabilidade construí-lo.

Quando você olhar o que já fez, as conquistas que alcançou e mesmo o que não foi tão bem sucedido assim, certamente perceberá que de alguma forma, você ACONTECEU e foi capaz de fazer os seus ciclos se transformarem para os próximos.

Muitos não os constroem positivamente, porque ao invés de se focalizarem em perceber a oportunidade de um novo começo (quando parece ser preciso começar), se focalizam nas suas perdas e não percebem o que construíram de bom ao seu redor. Por mais que se tenha consciência de que os ciclos são uma forma de você trazer a sua essência à tona no tempo certo, é sempre difícil sair da zona de conforto e entender que, na verdade, novos começos são apenas continuações que acumulam a experiência e a segurança permitida somente àqueles que se conhecem.

Em qualquer lugar a estabilidade sustentada por conquistas reais é adorada, porque estas demonstram que você sabe perceber e conviver com variáveis internas e externas equilibradamente e conduzir às suas escolhas e decisões mantendo a sua identidade. Mas isto não quer dizer fixar-se no seu lugar favorito, mas saber evoluir com este na medida certa e, aceitar que você é capaz de construir os seus inícios.

O que importa é você conhecer o seu tempo e se dar à chance de perceber isso. Assim você entende que consegue acelerar ou, que precisa de apoio para acelerar, ou até mesmo o contrário disso.

Nenhum comentário:

Postagens populares