COPPE-UFRJ . Inovação: o novo idioma para a competitividade Inovação: o novo idioma para a competitividade
I. Objetivo
O conhecimento associado à imaginação tornaram-se os fatores principais de produção de riqueza. Os gestores de negócios, coordenadores de projetos e desenvolvedores de produto precisam, porém, de um modelo abrangente dessa realidade, que não enfoque apenas questões econômicas e administrativas das organizações ou instituições, mas mostre como essas questões devem responder aos choques sociais, tecnológicos e culturais.
Assim, o objetivo do Curso é capacitar organizações, instituições e seus profissionais a inovar, num ambiente com cenários dinâmicos, onde a instabilidade é a regra e o equilíbrio exceção. A compreensão de que é possível inovar em produtos, processos, serviços e na própria gestão organizacional advém da estruturação do curso baseada nos conceitos dos "laboratórios de formação" e das "comunidades de prática" – integração entre o desenvolvimento da capacitação e da atividade profissional.
Portanto, o objetivo do Curso é alcançado através do uso de um conjunto de ferramentas e métodos generalizáveis, um campo de treino, um espaço no qual as pessoas que trabalham juntas possam testar novas idéias e aprender a investigar juntas assuntos complexos, no sentido de identificar, oportunizar e viabilizar mercados.
II. Público Alvo
O curso de extensão em inovação, desenvolvido na modalidade de um workshop semi-presencial, é voltado para profissionais graduados ou diplomados que desejam fazer complementação de estudos para atuação no ambiente do Século 21; Executivos e empreendedores comprometidos com a criação de novos negócios, planejamento organizacional ou redesenho organizacional e Formuladores de políticas públicas em nível municipal, estadual ou federal.
III. Programa do Curso
Parte I . Comunidades de Prática e Gestão do Conhecimento
:: Conceituação, convergências e divergências com grupos de trabalho, times de projeto e redes informais;
:: Gestão e Transferência do Conhecimento; estratégias orientadas para a inovação; fluxos de conhecimento e modelo básico de gestão organizacional voltado para a inovação
Parte II . Ferramentas de Inovação
:: Abordagem sistemática da criação e a seleção de novos conceitos; implementação de idéias;
:: Uso de seis ferramentas de inovação na melhoria de processos e no desenvolvimento de novos produtos/serviços; indução da inovação
Parte III . Criação de Mercado
:: Construção de acessos e conquista de mercados; a inovação nas conexões entre mercados, fornecedores e consumidores, através da associação entre tipos de inovação, tipo de conhecimento, normas setoriais e estruturas organizacionais tipo organização virtual e empresa integrada;
:: Estratégias de Conquista de Mercados; os mapas conceituais como ferramenta de análise de oportunidades a partir da PINTEC (IBGE).
IV. Instrutor
A condução do programa de capacitação em inovação está a cargo do Prof. Marcus Vinicius de Araújo Fonseca, que é professor da UFRJ no Programa de Engenharia de Produção da COPPE, como pesquisador, orientador e responsável pela docência da disciplina Inovação nas Organizações desde o ano 2000; obteve o grau de Mestre em Ciências na COPPE/UFRJ em 1983; é Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP desde 1990; autor de mais de 100 trabalhos publicados no Brasil e no exterior; recebeu o Prêmio Vöst-Alpine da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais – ABM; entre 2001-2009 integrou o corpo docente: do MBQualidade desenvolvido pela COPPE/UFRJ em parceria com o Bureau Veritas; do MBEnergia realizado pelo IBMEC para a ELETROBRAS, do MBKm desenvolvido pelo CRIE da COPPE/UFRJ, de MBAs/FGV – RJ e SP; ocupou a Diretoria Adjunta da Vice-Presidência de Ensino a Distância do Consórcio CEDERJ (2002/2003) da SECTI do Governo do Estado do RJ no âmbito dos Cursos a Distância em nível superior; foi Secretário Executivo da Sociedade Brasileira de Metrologia; como consultor atua nas áreas tecnológica (rejeitos industriais, lingotamento contínuo de aços, ensino a distância, vidro, cerâmica) e de gestão do conhecimento e da inovação (identificação de oportunidades, gerenciamento de portfólio de P&D, projeto e desenvolvimento e lançamento de novos produtos/serviços). Atuou/atua como consultor em instituições e empresas de vários portes, com destaque para COPELMI, ELETROSUL, SENAI, MBC/ADBI, PETROBRAS, VALE e Inea/Secretaria do Ambiente RJ.
V. Carga horária
60 h distribuídas em atividades presenciais e à distância.
VI. Ficha de Inscrição
Caso tenha interesse em participar da próxima turma, pedimos a gentileza de enviar a ficha de inscrição em anexo preenchida para viviane@crie.ufrj.brObs: INSCRIÇÕES LIMITADAS (24 participantes por turma)
VII. DIAS/HORÁRIO/LOCAL
Dias: 4, 8, 11 e 25 de maio e 1o de junho de 2011
Horário 14h às 18 h
Local . RBS - Rua do Carmo, 71 - 2o andar - Centro
VIII. Investimento
R$ 1.440,00 (Um mil quatrocentos e quarenta reais)
Forma de Pagamento (assinale a opção de sua preferência)
Pagamento integral com 10% de desconto
OU
Pagamento em duas parcelas (a 1a para 15 de maio e a 2a para 15 de junho de 2011)
Observações Importantes
1. O Curso de Extensão poderá ser cancelado caso não haja um mínimo de 18 participantes.
2. Aguarde o e-mail de confirmação de sua turma antes de efetuar o pagamento.
3. Cancelamento de participação após o pagamento: deverá ser encaminhada uma notificação por escrito à Secretaria do Curso, por e-mail viviane@crie.ufrj.br . Uma vez efetuado o pagamento,
será cobrada uma taxa administrativa de 10% para a realização do reembolso. Substitutos serão aceitos a qualquer tempo.
IX. Maiores Informações
Para informações sobre inscrição entre em contato com viviane@crie.ufrj.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário