segunda-feira, 21 de julho de 2008

Responsabilidade social com resultados

Michael Porter, o guru de Harvard: “as empresas devem tornar mais estratégico o seu investimento social, selecionando causas que, de alguma forma, impactem sua cadeia produtiva ou o seu contexto competitivo”.

Para Porter é recomendável substituir o modelo baseado em cidadania corporativa mais compensação de externalidades negativas por outro focado em valor. Recorreu-se a idéia do especialista para justificar uma tendência, cada vez mais perceptível, de as corporações revirem suas ações de investimento social a partir da perspectiva da vocação do core business. É notório um certo movimento entre empresas de criarem ou replanejarem as atividades de seus institutos, fundações e departamentos específicos com base no que Porter definiu como "valor compartilhado" para a sociedade e os negócios.

Veja mais em: http://mercadoetico.terra.com.br/

sexta-feira, 18 de julho de 2008

VERGONHA PARA A HUMANIDADE

Já não é a primeira vez que recebo por e-mail, acompanhado do devido registro fotográfico, uma mensagem que mostra um verdadeiro afrontamento ao Meio Ambiente. Trata-se de uma festa anual, onde os rapazes participam ativamente uma matança para manifestar a sua passagem à idade adulta. O pior é que, segundo o e-mail, o local onde isso acontece é a DINAMARCA.
O e-mail diz o seguinte: “Meio esquisito, mas é pura realidade. Apresento-lhes os seres humanos... Europeus! A raça ariana herdeira do Cro-Magnon, assassinos dos Neardenthal... E essa turma ainda declara estamos acabando com a Amazônia.”
O texto informa, ainda, que o “evento” pode ser observado anualmente nas ilhas Feroe, Região autônoma da Dinamarca. É incrível que ninguém diga nada sobre um atentado ecológico monumental como este, em uma das nações ditas como mais avançadas do mundo. Imaginem se isto fosse aqui no Brasil.















Veja mais em: http://www.jornallivre.com.br/107935/vergonha-para-a-humanidade.html


sexta-feira, 11 de julho de 2008

Petrobras lança Balanço Social e Ambiental 2007

A Petrobras lançou, quarta-feira (2/6), no Centro Cultural Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, o Balanço Social e Ambiental 2007. A publicação tem o objetivo de informar os públicos da companhia sobre suas principais ações, impactos, riscos e oportunidades nas áreas econômica, social e ambiental realizadas de janeiro a dezembro de 2007. Além disso, o Balanço é uma comunicação dos progressos obtidos pela Petrobras no cumprimento dos dez princípios do Pacto Global da ONU, do qual a companhia é signatária desde 2003.
Esta versão do Balanço Social e Ambiental da Petrobras traz inovações e avanços em sua elaboração, forma e conteúdo. Uma das mudanças foi aferir o desempenho com base na adoção exclusiva dos indicadores GRI (Global Reporting Initiative), cujas diretrizes são reconhecidas internacionalmente por empresas e instituições que publicam relatórios de sustentabilidade. Trezentos e noventa e oito profissionais, de 26 áreas e subsidiárias, contribuíram com a coleta de informações. A publicação foi auditada e revisada pela KPMG Auditores Independentes.
A última edição do Balanço, referente ao ano de 2006, foi eleita pelos leitores o melhor relatório do mundo no GRI Readers Choice Awards, premiação realizada pela Global Reporting Initiative em maio deste ano.
A publicação é anual e tem versões em português, inglês e espanhol. A versão online fica permanentemente disponível na página da companhia na internet -
http://novapetronet.petrobras.com.br/petronet/www.petrobras.com.br. Este ano, a Petrobras produziu pela primeira vez uma versão impressa em braile. Exemplares podem ser solicitados pelo e-mail http://novapetronet.petrobras.com.br/petronet/balancosocial@petrobras.com.br.
Marcado por grandes descobertas de petróleo em território brasileiro, o ano de 2007 também foi o da criação da Política de Responsabilidade Social da Petrobras. O tema, adotado como função corporativa na revisão do Plano Estratégico 2020, passou a representar para a companhia um desafio: ser referência internacional em responsabilidade social na gestão dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Os reflexos se fizeram notar na renovação da Petrobras tanto no Dow Jones Sustainability Index quanto no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa, referências entre os investidores que procuram empresas socialmente responsáveis. A companhia também concluiu o processo de adesão ao World Business Council for Sustainable Development e se tornou uma das seis companhias brasileiras a firmar compromisso com a instituição. O Balanço Social e Ambiental constitui um instrumento de gestão para a Petrobras, na medida em que permite o acompanhamento e avaliação da forma de gestão em Responsabilidade Social do Sistema Petrobras. O relatório, coordenado pela Gerência Executiva de Comunicação Institucional, tem como objetivo divulgar, de forma transparente, as principais ações realizadas no ano anterior à sua publicação.


* FONTE: Comunicação Institucional - http://www.petrobras.com.br/

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Caridade

O Cristianismo afirma que a caridade é o "amar ao próximo como a si mesmo". E afirma que se uma pessoa não se amar adulterando e mentindo à si mesma sobre as coisas que a rodeia, defendendo somente o seu ponto de vista sem pensar no ponto de vista divino, pode estar "amando" o seu próximo, mas da sua maneira, pois quanto mais buscar o esclarecimento divino sobre como amar à si mesma, maior poderá ser o amor desta pessoa pelo seu próximo.

Bom... Segue para reflexão! http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL418544-9106-10,00.html

domingo, 6 de julho de 2008

ISO/PETROBRAS/ABNT Workshop Regional de Responsabilidade Social

Além de contribuir para a expansão dos debates sobre a ISO 26000, o evento realizado nos dias 3 e 4 teve como objetivo fornecer subsídios para que as contribuições do Brasil no processo incorporem os melhores conhecimentos nas questões-chave apresentadas para consideração por cada grupo de stakeholders, em todo o mundo. A atividade foi desenvolvida por meio de apresentação do estado da arte, discussões em grupo por stakeholder e apresentação em plenária das contribuições de cada grupo.Os objetivos desse workshop foram a disseminação sobre práticas de responsabilidade social em geral, e os conteúdos chaves da ISO 26000 em particular; revisão e análise da quarta minuta (WD4) da ISO 26000; definir bases para comentários críticos na quarta minuta (WD4) da ISO 26000, com ênfase particular em: prioridades da América do Sul em relação ao desenvolvimento sustentável e os contextos específicos (possível controvérsias na América do Sul). Análise das implicações do processo da ISO 26000 e o envolvimento da representação da América do Sul, e identificação de oportunidades para aprimoramento do engajamento no processo, também foram discutidos.
Bom... Se você é interessado por direitos humanos, cidadania, meio ambiente, direitos do consumidor, desenvolvimento sócio-econômico, educação e tantos outros temas, isto interessa a você. Visite a site do Grupo de Articulação das Ongs Brasileiras (http://www.gao.org.br/) e saiba mais!!!

OBS: Visite o site http://br.groups.yahoo.com/group/lista_do_luiz_ribeiro/ para baixar o N143, ISO 26000 WD4.2 Guidance on Social Responsibility (TRADUÇÃO COMPLETA).

Comunicação na Igreja - RESPONDENDO UM AMIGO!!!

Pe Cassio, boa tarde!

Quero confessar, antes de tudo, que fiquei orgulhoso em saber que o Senhor está cursando comunicação. Principalmente por ser a linha empresarial do estudo!

Orgulhoso, não por pretensão, e não só por ser um amante praticante destegênero de “comunicar” (de fato e direito), mas por ter sempre acreditadoque quando falamos de comunicação na Igreja não devemos pensar apenas nosmeios: televisão, rádio, revistas, jornal, boletim, internet. É importanteentender de maneira especial o processo de comunicação que a Igreja deveproporcionar nos espaços de reflexão para as comunidades, as pastorais, osgrupos, os movimentos..., nas diversas iniciativas que criam interaçãoentre pessoas movidas pelos valores do Evangelho. Acredito, na medidajusta, que a Igreja deve entender comunicação enquanto meios e processos.

Sem a vivência concreta das propostas de Cristo, a Igreja não acontece...não se faz! Portanto, a Missão da Igreja é (também de fato e direito)comunicação, proximidade de Deus com as pessoas, das pessoas com Deus e daspessoas entre si. Um meio privilegiado é a transmissão da fé pela palavraoral e escrita, juntamente com o testemunho de vida.

Vamos ver isso nas empresas, lugar onde sou bem mais versado... Estudorecente da revista Fortune mostra que os principais executivos das 500maiores empresas norte-americanas já investem aproximadamente 80% de seutempo em Comunicação. Na pratica, aqui na unidade onde trabalho, queresponsabiliza-se pela implementação de empreendimentos e pela prestação deserviços de engenharia na Petrobras, em um estudo de Benchmarking feitapelo PMI www.pmi.org.br/) sobre as habilidades mais valorizadas naempresa, foi demonstrado que a liderança (89%), comunicação (78%) econhecimento técnico em gestão de projetos (75%) são os itens queapresentam mais problemas. Agora vamos voltar para a igreja...

Substitua comunicação por “PALAVRA”, liderança por “PAPEL DA IGREJA” econhecimento técnico em gestão de projetos por “EVANGELHO”, que você vaientender exatamente o que eu quero dizer...

PAPEL DA IGREJA (89%), PALAVRA (78%), EVANGELHO (75%) como as habilidadesmais valorizadas na IGREJA, e os itens que apresentam mais problemas naaplicação.

Voltando para a Unidade onde trabalho, foi apontado também pela pesquisaque a comunicação 53%), gestão de conflitos (42%) e capacidade paraintegrar as áreas (35%) como as habilidades que as empresas consideram maisdeficientes nos gestores de projetos.

Aí eu pergunto... Voltando para a IGREJA... Ela entende que a comunicação(PALAVRA), gestão de conflitos (UMA NOVA ÉPOCA COM PRINCÍPIOS ARCAICOS) ecapacidade para integrar as áreas (PESSOAS INDO PARA OUTRAS RELIGIÕES), narealidade católica atual, também são habilidades deficientes nos gestoresda missão?!!!

Quanto aos meios, as novas tecnologias: a televisão, o rádio, o cinema, aimprensa, a comunicação eletrônica do mundo moderno – sabemos que já setornaram indispensáveis na vida eclesial. Mais do que dar um juízo sobre osmeios de comunicação social, a tradição da Igreja coloca-se a seu serviço.A sabedoria da Igreja pode evitar que a cultura da informação se transformenuma acumulação de fatos sem sentido. Espero não falar uma grande besteira,mas já escutei que o Concílio do Vaticano “II Inter Mirifica” (assim queescreve?), já reconhecia aos meios de comunicação o poder de influenciartoda a sociedade humana, tanto para o bem, como para o mal.Para finalizar, entendo que se a Igreja conseguisse unir os diversos gruposda mídia, procurado utilizar mais e melhor os meios de comunicação social(e espero que esta seja a sua busca), em torno de um projeto conjunto deevangelização ultrapassando o individualismo, o sectarismo e a própriaconcorrência, ela daria um exemplo de comunhão que por si só evangelizaria."Pois onde dois ou três estiverem unidos em meu nome, eu estou aí no meiodeles" (Mt 18,20).

sábado, 5 de julho de 2008

ATUAÇÃO SOCIAL COMO PARTE DE UMA ESTRATÉGIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS

Galerinha... Desculpe-me por demorar tanto na publicação de um novo texto.
Estive muito atarefado estes dias, e para não deixar de falar do que estava fazendo durante todo este tempo resolvi escrever aqui um breve relato. E quando digo breve, vocês já sabem como é!!!
Bom... O trabalho ao qual me dediquei todo este tempo teve por objetivo estudar os principais conceitos que definem a responsabilidade social corporativa e refletir sobre o papel das empresas na sociedade onde estão inseridas. Não quero usar este momento para ficar citando “esta” ou
“aquela” empresa... Assim, conto com a atenção de todos!!!

A partir da definição da atuação social como parte de uma estratégia de responsabilidade social nas empresas, foram pesquisadas algumas características destas ações sociais, identificando as formas como são avaliados seus resultados e verificando se é possível desenvolver ações que ao mesmo tempo produzam benefícios sociais e vantagens competitivas para as empresas. O referencial teórico trata do tema da responsabilidade social corporativa, apresenta um panorama da atuação social empresarial no Brasil, analisa as formas e abordagens da avaliação de resultados de ações sociais e discute as tendências atuais de criação de empreendimentos que buscam a geração combinada de valor econômico e social.

Bom... A empresa responsável pela pesquisa irá publicá-la em breve. Assim que isso acontecer eu indico o local!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

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