sexta-feira, 11 de julho de 2008

Petrobras lança Balanço Social e Ambiental 2007

A Petrobras lançou, quarta-feira (2/6), no Centro Cultural Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, o Balanço Social e Ambiental 2007. A publicação tem o objetivo de informar os públicos da companhia sobre suas principais ações, impactos, riscos e oportunidades nas áreas econômica, social e ambiental realizadas de janeiro a dezembro de 2007. Além disso, o Balanço é uma comunicação dos progressos obtidos pela Petrobras no cumprimento dos dez princípios do Pacto Global da ONU, do qual a companhia é signatária desde 2003.
Esta versão do Balanço Social e Ambiental da Petrobras traz inovações e avanços em sua elaboração, forma e conteúdo. Uma das mudanças foi aferir o desempenho com base na adoção exclusiva dos indicadores GRI (Global Reporting Initiative), cujas diretrizes são reconhecidas internacionalmente por empresas e instituições que publicam relatórios de sustentabilidade. Trezentos e noventa e oito profissionais, de 26 áreas e subsidiárias, contribuíram com a coleta de informações. A publicação foi auditada e revisada pela KPMG Auditores Independentes.
A última edição do Balanço, referente ao ano de 2006, foi eleita pelos leitores o melhor relatório do mundo no GRI Readers Choice Awards, premiação realizada pela Global Reporting Initiative em maio deste ano.
A publicação é anual e tem versões em português, inglês e espanhol. A versão online fica permanentemente disponível na página da companhia na internet -
http://novapetronet.petrobras.com.br/petronet/www.petrobras.com.br. Este ano, a Petrobras produziu pela primeira vez uma versão impressa em braile. Exemplares podem ser solicitados pelo e-mail http://novapetronet.petrobras.com.br/petronet/balancosocial@petrobras.com.br.
Marcado por grandes descobertas de petróleo em território brasileiro, o ano de 2007 também foi o da criação da Política de Responsabilidade Social da Petrobras. O tema, adotado como função corporativa na revisão do Plano Estratégico 2020, passou a representar para a companhia um desafio: ser referência internacional em responsabilidade social na gestão dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Os reflexos se fizeram notar na renovação da Petrobras tanto no Dow Jones Sustainability Index quanto no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa, referências entre os investidores que procuram empresas socialmente responsáveis. A companhia também concluiu o processo de adesão ao World Business Council for Sustainable Development e se tornou uma das seis companhias brasileiras a firmar compromisso com a instituição. O Balanço Social e Ambiental constitui um instrumento de gestão para a Petrobras, na medida em que permite o acompanhamento e avaliação da forma de gestão em Responsabilidade Social do Sistema Petrobras. O relatório, coordenado pela Gerência Executiva de Comunicação Institucional, tem como objetivo divulgar, de forma transparente, as principais ações realizadas no ano anterior à sua publicação.


* FONTE: Comunicação Institucional - http://www.petrobras.com.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares