quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Filhos...

Normalmente quando o filho cresce, se casa e desenvolve sua vida profissional, ainda assim não deixa de possuir um forte vínculo com seu pai. Esse alto grau de proximidade deve ser conduzido de forma saudável para que tanto o pai não se intrometa demais na vida do filho e nem ele crie uma relação de dependência... I isso deve começar quando o filho está crescendo, assistindo o que for necessário para o desenvolvimento deste jovem aprendiz.

É importante fazer as crianças sentirem que não são apenas doadores, mas também receptores da ajuda com a qual espera-se que contribuam. Por exemplo, quando você pede a uma criança maior para ajudar a mais nova nas tarefas escolares, você pode também prometer à criança mais velha que a ajudará com o dever quando a criança menor estiver na cama e a casa estiver mais quieta. Isso ensina à criança que o mais forte ajuda o mais fraco, e os maiores ajudam os menores... Isso, pra mim, é ensinar!
Ensinar honestidade e responsabilidade consume tempo e muita paciência... Entendo que, honestidade, não tem nada a ver com ensinar seu filho a dar o laço nos tênis ou lição que ele acaba aprendendo após 3 ou 4 explicações. É necessário muita dedicação pois pode levar um longo tempo para fixar VALORES.

Nenhum comentário:

Postagens populares