segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Sérgio Nogueira Duarte da Silva e o "português do dia-a-dia"

Com humor, ele consegue explicar os mistérios da língua de forma surpreendentemente clara. Seus principais alvos são os modismos e os estrangeirismos. “E existem também os bobismos”, diz, para identificar a utilização de palavras oriundas da informática para substituir termos existentes no vocabulário. E é por saber que todo mundo comete estes atentados ao idioma que o professor Sérgio Nogueira Duarte da Silva lança "O português do dia-a-dia", um grande e útil tira-dúvidas que traz a marca de seus mais de 30 anos de experiência em sala de aula e 20 como instrutor e consultor em empresas. O autor já ofereceu cursos de redação e atualização gramatical a mais de cem organizações em todo o Brasil, incluindo redações de jornais e grandes escritórios de advocacia.
Pode confiar! Tive o privilégio de ter sido aluno do cara!!!


Fote: http://www.rocco.com.br/

2 comentários:

Unknown disse...

olá!!! já q vc é jornalista, poderia me ajudar???
esta frase esta correta?
- Ele já tinha mando email ontem!
minha duvida é no emprego do mando e mandado.

muito obrigada
jorgeana

Unknown disse...

Vamos lá... Mesmo Jornalista, não me sinto um professor de português (rssss). Mas, com esta dúvida, acho que vou poder te ajudar.

Concordância é o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase. A concordância pode ser feita de três formas: Lógica ou gramatical, atrativa, ideológica ou silepse.

A primeira é a mais comum no português e consiste em adequar o “determinante” à forma gramatical do “determinado” a que se refere.

Na sua frase o verbo “TER” está na primeira pessoa do singular, do Pretérito imperfeito, e “mando” é primeira pessoa do singular, no presente! Aí vai a pergunta... Como é que você, no passado (já tinha) feito alguma coisa no presente (mando email ontem)?!!
Então, o correto é: Ele já tinha mandado o e-mail ontem!

Fora isso que eu escrevi, procure por verbos no INDICATIVO e/ou MAIS-QUE-PERFEITO!!!

Até!!!

Postagens populares