segunda-feira, 28 de julho de 2008

PEGI Ciclo 2008 - 3º Curso de Introdução ao Modelo de Gestão da Inovação


No dia 2 de setembro, o Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia da ACRJ, em parceria com o Instituto Tecnológico Inovador (ITI), realizará o 3º Curso de Introdução ao Modelo de Gestão da Inovação (IMGI).

O 3º IMGI pretende iniciar os participantes na formulação de sistemas de gestão da inovação através da apresentação e discussão de conceitos e ferramentas relativas ao processo e às estratégias de inovação nas empresas.

O treinamento integra o programa do Prêmio Excelência na Gestão da Inovação - PEGI Ciclo 2008, cujas inscrições para participação estão abertas, via site da ACRJ e do ITI. O prazo para se inscrever no PEGI vai até o dia 28 de novembro de 2008. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails mailto:treinamento@itinovador.org.br_ e mailto:renata.nunes@itinovador.org.br_, nos sites http://www.acrj.org.br/_ e http://www.itinovador.org.br/_, ou pelo telefone (21) 3215-3269.

Confira abaixo a programação do 3º IMGI:

Data: 02/9/2008
Horário: 9h30min às 18h

Manhã:


  • As forças de Mudança / A Importância da Inovação

  • Conceitos básicos: Inovação e Competitividade (Inovação, tipo, nível, o processo e sua dinâmica, o projeto dominante, os ativos complementares)/Estratégias de Inovação (estratégias existentes/percebidas, integração com a estratégia corporativa)

  • Sistema de Gestão da Inovação: A evolução dos sistemas de inovação / a proposição de um modelo básico

  • Ferramentas para Inovar: Metodologias de previsão tecnológica, Construção de roadmaps, Métodos de geração de idéias, Seleção / Avaliação / Gestão de portfólio de idéias, identificação de competências, sistemas de reconhecimento, compartilhamento do conhecimento e indicadores de inovação

Instrutor: Paulo Luiz Andrade Coutinho (Coordenador do Núcleo de Prospecção e Avaliação Tecnológica da Petroflex Indústria e Comércio S.A., integrante dos Conselhos Empresariais de Tecnologia da Firjan e de Inovação e Tecnologia da ACRJ).


Almoço: 13h às 14h (Restaurante Club do Empresário, ACRJ, Rua da Candelária, 9, 13º andar)


Tarde:


O Modelo de gestão da inovação



  • Critérios de avaliação

  • Processo de avaliação

  • Preenchimento do formulário de apresentação das práticas de gestão

  • Sistema de avaliação

  • Apresentação dos resultados

  • Cronograma do ciclo 2008 do Prêmio Excelência na Gestão da Inovação

Instrutor: Helio Nehrer de Souza (Diretor-presidente da H NEHRER Consultoria em Gestão Ltda. e Vice-presidente do Instituto Tecnológico Inovador).


Investimento


A taxa de participação é de R$ 500,00. Este valor inclui custos de todo o material didático, coffee break, almoço e certificado. Empresas associadas à ACRJ têm desconto de 20% no valor da inscrição de seus funcionários.


Forma de pagamento


Depósito bancário identificado- Banco do Brasil - 001
Agência 1253-x
Conta Corrente 20981-3
Razão Social - Instituto Tecnológico Inovador
CNPJ 06.248.427/0001-90


Prêmio Excelência na Gestão da Inovação - PEGI 2008


A Associação Comercial do Rio de Janeiro lançou, recentemente, o 2º Prêmio Excelência na Gestão da Inovação (PEGI), um programa realizado em parceria com o Instituto Tecnológico Inovador (ITI); as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços e de Ciência e Tecnologia; o Sebrae/RJ; e a Firjan.


Mais do que destacar o bom trabalho na área de inovação, o objetivo do PEGI é capacitar empresas no uso desta metodologia, propiciando uma chancela de excelência aos participantes do prêmio. As duas empresas certificadas na primeira edição do PEGI encaminharam relatórios sobre seus respectivos processos referentes à gestão da inovação, passaram por um treinamento com especialistas da área, oferecido pelo ITI, e receberam um diagnóstico que norteou o desenvolvimento de suas capacidades.


A gestão da inovação ainda é pouco difundida no Brasil, mas tem crescido em todo o mundo e se consolidado como uma importante ferramenta para melhorar a capacidade de uma organização em lançar novos produtos e serviços que melhor atendam às necessidades do mercado. A prática resulta na redução dos prazos e dos custos de desenvolvimento; em maior confiabilidade e rentabilidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.


A gestão da inovação é fundamental para que empresas de todos os portes, da micro à grande, possam alavancar seus negócios, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sócio-econômico do estado do Rio de Janeiro. A metodologia de avaliação da gestão da inovação elaborada para o programa poderá ser usada tanto pelas empresas - para capacitar seus gestores e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de novas tecnologias - como pelos vários atores que financiam a Inovação, como Finep, BNDES, Sebrae e InvesteRio, que passam a ter mais um instrumento para avaliar a situação do empreendimento, em especial de micro e pequenas empresas.

Nenhum comentário:

Postagens populares