segunda-feira, 11 de agosto de 2008
ENTREVISTA COM UM LADRÃO DE CARROS...
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ENTREVISTA COM UM LADRÃO DE CARROS PRINCIPAIS TRECHOS DA ENTREVISTA DE UM LADRÃO DE CARROS
PERÍODO PREFERIDO
'Prefiro furtar de manhã. É quando todo mundo está com menos cuidado com as coisas'.
TRAVAS
'Travas segredos e alarmes são ridículos. Antigamente, alugava um carro para estudar como funcionava. Hoje nem faço isso'.
DESMANCHE
'Nunca desmontei carro. Odeio sujar a mão. Sempre trabalhei sozinho, por encomenda. Já entrei em Concessionária, de terno, para ver o endereço e para onde iria o carro, ficava de campana (vigiando) e roubava. Já roubei muito carro que o pessoal DA Concessionária me entregou'.
BUSCA
'Para quem tem o carro furtado, o ideal é procurar num raio de três quilômetros DA vizinhança, pelas ruas menores, menos movimentadas'..
DESTINO DOS CARROS
'Este negócio de Paraguai é lenda. Ninguém vai levar carro roubado para lá. No Paraguai, o máximo que acontece é gente que entrega a uma pessoa, ela leva o carro até lá, vende no mercado Negro e manda chave e documento de Volta para ele Dar a queixa de roubo. E são poucos. O mais comum é o carro ir para o interior, onde não há fiscalização. Boa parte dos carros é cortada por ferros velhos. Aqui no Rio são todos na Dutra. Mas hoje em dia 50% das co municações são falsas. Quase tudo é golpe na seguradora'.
ENCOMENDAS
'Eu tinha encomenda para o resto DA vida. Mas se disser quem é me complico. É melhor ser um preso vivo, que um morto em liberdade'.
TRÁFICO
'Esses roubos armados estão sendo feitos por pessoas que estavam no tráfico de drogas ou em quadrilhas que, por algum motivo, foram para o
roubo de carro. Acho que foi porque a Polícia está dando em cima nestes crimes, porque não está fácil p assar carro roubado. O mercado está
concorrido'.
CARRO ROUBADO
'Já tive carro roubado. Nem procurei. Roubei outro e fiz um duble na hora'.
CONSELHOS
'Se a pessoa não quiser ter o carro furtado, não deixe nada nele visível. Na minha mente doente, sempre acho que tem dinheiro, ouro, jóia, ali. Não equipe muito o carro, porque assim se ganha mais dinheiro. Além de vender o carro, ainda vendo OS acessórios. Não coloque em rua calma demais'
PREÇO
'Numa Blazer do ano, paga-se R$ 10.000,00, se você vender no interior. Se você passar para um atravessador, FICA com uns R$ 4.000,00 ou R$ 5.000,00. Quando não dá para passar, algumas pessoas fazem o golpe com a Recuperadora. O ladrão FICA com 3,5%, o recuperador com 3,5%, a Empresa com 3%, dos 10%, que a Seguradora paga'
JUSTIÇA
'Meu crime é igual a roubar uma carteira de uma bolsa. Vou ficar preso por um tempo, uns dois anos, mas vou sair. Infelizmente a justiça é assim'.
PROFISSIONAIS
'No Rio só existe uns dez profissionais no furto. São pessoas comuns, que vivem disso. Hoje sou mais uma lenda, mas já furtei seis carros por dia'.
DOM
'O furto é cara de pau. A pessoa não pode vacilar. Levo dez segundos para entrar no carro e ninguém percebe. Tenho dom'
DESAFIO
'Se um fabricante quiser, coloca um carro aqui no pátio (DA Delegacia) e, se eu não abrir, faço propaganda DA Empresa dele, dizen do que a trava de segurança funciona. As montadoras fazem códigos para vender carros mais caros, mas OS delas são OS mais fáceis de furtar. A melhor coisa a fazer é ter Seguro'.
AUTOCONFIANÇA
'Não existe carro que eu não roube. Motor não tem vontade própria e não AMA o dono. Se você der energia e combustível, ele vai andar'.
COMENTÁRIO
Não deveria existir bandido que não recebesse sua pena... Mas...'se der energia e combustível, ele vai andar'. Damos essa energia, esse combustível... Pense nisso...
UM ALERTA. PRESTE MUITA ATENÇÃO!
Algumas medidas que devem se incorporadas no dia-a-dia: Não anotar telefone residencial no verso de cheques, especialmente em postos de gasolina. No caso de assalto ao posto, as informações pessoais podem ser usadas para ameaças, especialmente contra mulheres. Anote sempre o telefone comercial.
Não exibir currículo no carro, como: adesivo de faculdade, do condomínio onde reside (adesivos como: Eu amo Ubatuba), DA academia de ginastica, etc. Um extorsionário deduz desses sinais a vida de pessoa e OS USA para fazer ameaças.
Evitar compras por telefone ou Internet fornecendo o número do cartão de crédito, peça boleto bancário.
O ladrão prefere pessoas desatentas, aproveita-se do elemento surpresa. O objetivo do ladrão é patrimonial e não pessoal, escolhe as vitimas pelo fator comportamental. Jamais reagir, só em filmes dá certo. O elemento surpresa é favorável ao bandido, que nunca está sozinho e não tem nada a perder. Manter distância segura do carro da frente, para poder sair numa só manobra, sem bater. Distância segura é poder enxergar pelo menos parte do pneu do carro da frente.
O risco de morrer em roubo de farol é absurdamente maior do que num seqüestro. Nessa situação mantenha as mãos no volante e tente comunicar-se, indicando claramente o que vai fazer: Se for tirar o cinto - Vou tirar o cinto com esta mão, posso?
Se pedir a carteira - A carteira está no bolso de trás (ou dentro da bolsa), posso pegar?
À noite, calcule tempo e velocidade para evitar parar num farol vermelho.
Não há registro de assalto com carro em movimento...
segunda-feira, 28 de julho de 2008
PEGI Ciclo 2008 - 3º Curso de Introdução ao Modelo de Gestão da Inovação

O 3º IMGI pretende iniciar os participantes na formulação de sistemas de gestão da inovação através da apresentação e discussão de conceitos e ferramentas relativas ao processo e às estratégias de inovação nas empresas.
O treinamento integra o programa do Prêmio Excelência na Gestão da Inovação - PEGI Ciclo 2008, cujas inscrições para participação estão abertas, via site da ACRJ e do ITI. O prazo para se inscrever no PEGI vai até o dia 28 de novembro de 2008. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails mailto:treinamento@itinovador.org.br_ e mailto:renata.nunes@itinovador.org.br_, nos sites http://www.acrj.org.br/_ e http://www.itinovador.org.br/_, ou pelo telefone (21) 3215-3269.
Confira abaixo a programação do 3º IMGI:
Data: 02/9/2008
Horário: 9h30min às 18h
Manhã:
- As forças de Mudança / A Importância da Inovação
- Conceitos básicos: Inovação e Competitividade (Inovação, tipo, nível, o processo e sua dinâmica, o projeto dominante, os ativos complementares)/Estratégias de Inovação (estratégias existentes/percebidas, integração com a estratégia corporativa)
- Sistema de Gestão da Inovação: A evolução dos sistemas de inovação / a proposição de um modelo básico
- Ferramentas para Inovar: Metodologias de previsão tecnológica, Construção de roadmaps, Métodos de geração de idéias, Seleção / Avaliação / Gestão de portfólio de idéias, identificação de competências, sistemas de reconhecimento, compartilhamento do conhecimento e indicadores de inovação
Instrutor: Paulo Luiz Andrade Coutinho (Coordenador do Núcleo de Prospecção e Avaliação Tecnológica da Petroflex Indústria e Comércio S.A., integrante dos Conselhos Empresariais de Tecnologia da Firjan e de Inovação e Tecnologia da ACRJ).
Almoço: 13h às 14h (Restaurante Club do Empresário, ACRJ, Rua da Candelária, 9, 13º andar)
Tarde:
O Modelo de gestão da inovação
- Critérios de avaliação
- Processo de avaliação
- Preenchimento do formulário de apresentação das práticas de gestão
- Sistema de avaliação
- Apresentação dos resultados
- Cronograma do ciclo 2008 do Prêmio Excelência na Gestão da Inovação
Instrutor: Helio Nehrer de Souza (Diretor-presidente da H NEHRER Consultoria em Gestão Ltda. e Vice-presidente do Instituto Tecnológico Inovador).
Investimento
A taxa de participação é de R$ 500,00. Este valor inclui custos de todo o material didático, coffee break, almoço e certificado. Empresas associadas à ACRJ têm desconto de 20% no valor da inscrição de seus funcionários.
Forma de pagamento
Depósito bancário identificado- Banco do Brasil - 001
Agência 1253-x
Conta Corrente 20981-3
Razão Social - Instituto Tecnológico Inovador
CNPJ 06.248.427/0001-90
Prêmio Excelência na Gestão da Inovação - PEGI 2008
A Associação Comercial do Rio de Janeiro lançou, recentemente, o 2º Prêmio Excelência na Gestão da Inovação (PEGI), um programa realizado em parceria com o Instituto Tecnológico Inovador (ITI); as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços e de Ciência e Tecnologia; o Sebrae/RJ; e a Firjan.
Mais do que destacar o bom trabalho na área de inovação, o objetivo do PEGI é capacitar empresas no uso desta metodologia, propiciando uma chancela de excelência aos participantes do prêmio. As duas empresas certificadas na primeira edição do PEGI encaminharam relatórios sobre seus respectivos processos referentes à gestão da inovação, passaram por um treinamento com especialistas da área, oferecido pelo ITI, e receberam um diagnóstico que norteou o desenvolvimento de suas capacidades.
A gestão da inovação ainda é pouco difundida no Brasil, mas tem crescido em todo o mundo e se consolidado como uma importante ferramenta para melhorar a capacidade de uma organização em lançar novos produtos e serviços que melhor atendam às necessidades do mercado. A prática resulta na redução dos prazos e dos custos de desenvolvimento; em maior confiabilidade e rentabilidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
A gestão da inovação é fundamental para que empresas de todos os portes, da micro à grande, possam alavancar seus negócios, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sócio-econômico do estado do Rio de Janeiro. A metodologia de avaliação da gestão da inovação elaborada para o programa poderá ser usada tanto pelas empresas - para capacitar seus gestores e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de novas tecnologias - como pelos vários atores que financiam a Inovação, como Finep, BNDES, Sebrae e InvesteRio, que passam a ter mais um instrumento para avaliar a situação do empreendimento, em especial de micro e pequenas empresas.
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Amazônia por brasileiros

“Se soberania hoje é informação, esse é o tamanho da soberania que temos sobre a região. Temos que fixar recursos humanos na Amazônia, o que vai proporcionar a retaguarda para uma ação na Amazônia confiável, justa, sustentável, que é o que precisamos”, apontou Val, ao defender a necessidade urgente de aumentar a quantidade de doutores na região como uma questão estratégica para o desenvolvimento do país.
“A Amazônia ocupa quase 60% do território brasileiro e responde por 7,8% do Produto Interno Bruto do país. Mesmo assim, os recursos em ciência e tecnologia para a região são apenas 2% do total nacional. A Amazônia é uma questão nacional, não pode ser tratada isolada do desenvolvimento do país como um todo”, argumentou.
Responsabilidade social com resultados

Veja mais em: http://mercadoetico.terra.com.br/
sexta-feira, 18 de julho de 2008
VERGONHA PARA A HUMANIDADE

O e-mail diz o seguinte: “Meio esquisito, mas é pura realidade. Apresento-lhes os seres humanos... Europeus! A raça ariana herdeira do Cro-Magnon, assassinos dos Neardenthal... E essa turma ainda declara estamos acabando com a Amazônia.”
O texto informa, ainda, que o “evento” pode ser observado anualmente nas ilhas Feroe, Região


Veja mais em: http://www.jornallivre.com.br/107935/vergonha-para-a-humanidade.html
sexta-feira, 11 de julho de 2008
Petrobras lança Balanço Social e Ambiental 2007

Esta versão do Balanço Social e Ambiental da Petrobras traz inovações e avanços em sua elaboração, forma e conteúdo. Uma das mudanças foi aferir o desempenho com base na adoção exclusiva dos indicadores GRI (Global Reporting Initiative), cujas diretrizes são reconhecidas internacionalmente por empresas e instituições que publicam relatórios de sustentabilidade. Trezentos e noventa e oito profissionais, de 26 áreas e subsidiárias, contribuíram com a coleta de informações. A publicação foi auditada e revisada pela KPMG Auditores Independentes.
A última edição do Balanço, referente ao ano de 2006, foi eleita pelos leitores o melhor relatório do mundo no GRI Readers Choice Awards, premiação realizada pela Global Reporting Initiative em maio deste ano.
A publicação é anual e tem versões em português, inglês e espanhol. A versão online fica permanentemente disponível na página da companhia na internet - http://novapetronet.petrobras.com.br/petronet/www.petrobras.com.br. Este ano, a Petrobras produziu pela primeira vez uma versão impressa em braile. Exemplares podem ser solicitados pelo e-mail http://novapetronet.petrobras.com.br/petronet/balancosocial@petrobras.com.br.
Marcado por grandes descobertas de petróleo em território brasileiro, o ano de 2007 também foi o da criação da Política de Responsabilidade Social da Petrobras. O tema, adotado como função corporativa na revisão do Plano Estratégico 2020, passou a representar para a companhia um desafio: ser referência internacional em responsabilidade social na gestão dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Os reflexos se fizeram notar na renovação da Petrobras tanto no Dow Jones Sustainability Index quanto no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa, referências entre os investidores que procuram empresas socialmente responsáveis. A companhia também concluiu o processo de adesão ao World Business Council for Sustainable Development e se tornou uma das seis companhias brasileiras a firmar compromisso com a instituição. O Balanço Social e Ambiental constitui um instrumento de gestão para a Petrobras, na medida em que permite o acompanhamento e avaliação da forma de gestão em Responsabilidade Social do Sistema Petrobras. O relatório, coordenado pela Gerência Executiva de Comunicação Institucional, tem como objetivo divulgar, de forma transparente, as principais ações realizadas no ano anterior à sua publicação.
* FONTE: Comunicação Institucional - http://www.petrobras.com.br/
quarta-feira, 9 de julho de 2008
Caridade
Bom... Segue para reflexão! http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL418544-9106-10,00.html
domingo, 6 de julho de 2008
ISO/PETROBRAS/ABNT Workshop Regional de Responsabilidade Social

Bom... Se você é interessado por direitos humanos, cidadania, meio ambiente, direitos do consumidor, desenvolvimento sócio-econômico, educação e tantos outros temas, isto interessa a você. Visite a site do Grupo de Articulação das Ongs Brasileiras (http://www.gao.org.br/) e saiba mais!!!
OBS: Visite o site http://br.groups.yahoo.com/group/lista_do_luiz_ribeiro/ para baixar o N143, ISO 26000 WD4.2 Guidance on Social Responsibility (TRADUÇÃO COMPLETA).
Comunicação na Igreja - RESPONDENDO UM AMIGO!!!

Quero confessar, antes de tudo, que fiquei orgulhoso em saber que o Senhor está cursando comunicação. Principalmente por ser a linha empresarial do estudo!
Orgulhoso, não por pretensão, e não só por ser um amante praticante destegênero de “comunicar” (de fato e direito), mas por ter sempre acreditadoque quando falamos de comunicação na Igreja não devemos pensar apenas nosmeios: televisão, rádio, revistas, jornal, boletim, internet. É importanteentender de maneira especial o processo de comunicação que a Igreja deveproporcionar nos espaços de reflexão para as comunidades, as pastorais, osgrupos, os movimentos..., nas diversas iniciativas que criam interaçãoentre pessoas movidas pelos valores do Evangelho. Acredito, na medidajusta, que a Igreja deve entender comunicação enquanto meios e processos.
Sem a vivência concreta das propostas de Cristo, a Igreja não acontece...não se faz! Portanto, a Missão da Igreja é (também de fato e direito)comunicação, proximidade de Deus com as pessoas, das pessoas com Deus e daspessoas entre si. Um meio privilegiado é a transmissão da fé pela palavraoral e escrita, juntamente com o testemunho de vida.
Vamos ver isso nas empresas, lugar onde sou bem mais versado... Estudorecente da revista Fortune mostra que os principais executivos das 500maiores empresas norte-americanas já investem aproximadamente 80% de seutempo em Comunicação. Na pratica, aqui na unidade onde trabalho, queresponsabiliza-se pela implementação de empreendimentos e pela prestação deserviços de engenharia na Petrobras, em um estudo de Benchmarking feitapelo PMI www.pmi.org.br/) sobre as habilidades mais valorizadas naempresa, foi demonstrado que a liderança (89%), comunicação (78%) econhecimento técnico em gestão de projetos (75%) são os itens queapresentam mais problemas. Agora vamos voltar para a igreja...
Substitua comunicação por “PALAVRA”, liderança por “PAPEL DA IGREJA” econhecimento técnico em gestão de projetos por “EVANGELHO”, que você vaientender exatamente o que eu quero dizer...
PAPEL DA IGREJA (89%), PALAVRA (78%), EVANGELHO (75%) como as habilidadesmais valorizadas na IGREJA, e os itens que apresentam mais problemas naaplicação.
Voltando para a Unidade onde trabalho, foi apontado também pela pesquisaque a comunicação 53%), gestão de conflitos (42%) e capacidade paraintegrar as áreas (35%) como as habilidades que as empresas consideram maisdeficientes nos gestores de projetos.
Aí eu pergunto... Voltando para a IGREJA... Ela entende que a comunicação(PALAVRA), gestão de conflitos (UMA NOVA ÉPOCA COM PRINCÍPIOS ARCAICOS) ecapacidade para integrar as áreas (PESSOAS INDO PARA OUTRAS RELIGIÕES), narealidade católica atual, também são habilidades deficientes nos gestoresda missão?!!!
Quanto aos meios, as novas tecnologias: a televisão, o rádio, o cinema, aimprensa, a comunicação eletrônica do mundo moderno – sabemos que já setornaram indispensáveis na vida eclesial. Mais do que dar um juízo sobre osmeios de comunicação social, a tradição da Igreja coloca-se a seu serviço.A sabedoria da Igreja pode evitar que a cultura da informação se transformenuma acumulação de fatos sem sentido. Espero não falar uma grande besteira,mas já escutei que o Concílio do Vaticano “II Inter Mirifica” (assim queescreve?), já reconhecia aos meios de comunicação o poder de influenciartoda a sociedade humana, tanto para o bem, como para o mal.Para finalizar, entendo que se a Igreja conseguisse unir os diversos gruposda mídia, procurado utilizar mais e melhor os meios de comunicação social(e espero que esta seja a sua busca), em torno de um projeto conjunto deevangelização ultrapassando o individualismo, o sectarismo e a própriaconcorrência, ela daria um exemplo de comunhão que por si só evangelizaria."Pois onde dois ou três estiverem unidos em meu nome, eu estou aí no meiodeles" (Mt 18,20).
sábado, 5 de julho de 2008
ATUAÇÃO SOCIAL COMO PARTE DE UMA ESTRATÉGIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS

Estive muito atarefado estes dias, e para não deixar de falar do que estava fazendo durante todo este tempo resolvi escrever aqui um breve relato. E quando digo breve, vocês já sabem como é!!!
Bom... O trabalho ao qual me dediquei todo este tempo teve por objetivo estudar os principais conceitos que definem a responsabilidade social corporativa e refletir sobre o papel das empresas na sociedade onde estão inseridas. Não quero usar este momento para ficar citando “esta” ou
“aquela” empresa... Assim, conto com a atenção de todos!!!
A partir da definição da atuação social como parte de uma estratégia de responsabilidade social nas empresas, foram pesquisadas algumas características destas ações sociais, identificando as formas como são avaliados seus resultados e verificando se é possível desenvolver ações que ao mesmo tempo produzam benefícios sociais e vantagens competitivas para as empresas. O referencial teórico trata do tema da responsabilidade social corporativa, apresenta um panorama da atuação social empresarial no Brasil, analisa as formas e abordagens da avaliação de resultados de ações sociais e discute as tendências atuais de criação de empreendimentos que buscam a geração combinada de valor econômico e social.
Bom... A empresa responsável pela pesquisa irá publicá-la em breve. Assim que isso acontecer eu indico o local!
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