quinta-feira, 16 de abril de 2009

Petrobras e Inmetro apresentam primeiros veículos com etiquetas que indicam o consumo de combustível

A Petrobras e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) apresentam, nesta sexta-feira (17/4), às 15h, na sede da Federação das Indústrias de São Paulo, os primeiros veículos participantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. A partir deste mês, o consumidor poderá escolher o carro que melhor atende sua necessidade, comparando os modelos disponíveis quanto à economia de combustível, a partir de etiquetas que indicam o consumo de cada um. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo site da Federação das Indústrias de São Paulo.


O evento terá as presenças do gerente executivo de Desenvolvimento Energético da área de Gás e Energia da Petrobras e secretário executivo adjunto do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), Mozart Schmitt de Queiroz, e do presidente do Inmetro, João Jornada, que representará o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Representantes dos Ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente, da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva) também estarão presentes.


Cinco fabricantes, que representam cerca de 50% das vendas do mercado brasileiro de automóveis, aderiram voluntariamente ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE). As informações a respeito da eficiência energética dos veículos poderão ser consultadas na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que será afixada opcionalmente pelas montadoras nos carros. Os dados também estarão disponíveis na tabela que será publicada nos sítios do Inmetro e do Conpet no dia 17 de abril, a partir das 17h.


O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é uma iniciativa do Inmetro em parceria com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), instituído pelo Ministério de Minas e Energia. O Conpet é implementado pela Petrobras com o objetivo de desenvolver ações que promovam uma cultura antidesperdício e estimulem o uso racional dos combustíveis em residências, indústrias e no transporte. A Petrobras já participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem, coordenado pelo Inmetro, para fogões e aquecedores de água a gás.


O PBE Veicular também tem a participação do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb), do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Melo da Petrobras (Cenpes) e da indústria automobilística. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva).


O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular foi lançado em novembro de 2008, no Salão do Automóvel, em São Paulo, pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. O PBE Veicular inclui o Brasil na lista dos países que desenvolvem programas de eficiência energética e de uso racional de combustível em veículos como Estados Unidos, Japão, Austrália, China, Canadá, Cingapura e países da União Européia. A experiência mundial mostra que esses programas, voluntários ou compulsórios, induzem à fabricação de veículos mais eficientes, beneficiando o consumidor e o meio ambiente.


Fonte: Comunicação Petrobras


Nenhum comentário:

Postagens populares