segunda-feira, 20 de julho de 2009

Alunos de mestrado e doutorado da região Norte e Centro-Oeste terão bolsas da Capes

Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes

A partir de agosto estudantes de mestrado e doutorado matriculados, e os que ainda vão se matricular em março de 2010, nas regiões Norte e Centro-Oeste, excluindo o Distrito Federal, terão bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O anúncio foi feito, nesta terça-feira, 14, pelo presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, em Manaus (AM), na 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
sbpc_ma

Presidente da Capes, Prof. Jorge Guimarães (dir.) e o presidente da SBPC, Prof. Marco Antonio Raupp

As bolsas vão atender aos estudantes que não possuem vínculo empregatício e que também não possuem bolsas tanto da Capes como do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Não serão, ainda, contemplados com essa medida os estudantes com bolsas de fundações de amparo à pesquisa e de empresas.

De acordo com Guimarães, dos 160 mil estudantes de pós-graduação no Brasil, um terço possui vínculo empregatício, um terço possui bolsa e um terço não possui nenhum apoio. No caso desse último grupo é que a Capes vai conceder bolsas, voltadas apenas aos estados da região Norte e do Centro-Oeste, que representam cerca de 5% desse total.

Essa ação busca contribuir para minimizar as diferenças regionais no que diz respeito a cursos de pós-graduação. Dados de 2009, apresentados pelo presidente da Capes, sobre a distribuição regional de cursos de pós-graduação no Brasil apontam que a região Sudeste possui de 50% a 59% dos cursos, enquanto que a região Norte possui de 3% a 5%. "Há realmente uma concentração. Por isso precisamos trabalhar com componentes indissociáveis, que são os discentes, os docentes e a Capes. Essa é a idéia do programa", afirma Guimarães.

Segundo o presidente, o objetivo é fixar nos estados dessas regiões mestres e doutores. "A chance de fixar jovens aqui é pouca. Para ter um projeto de formação de doutores que a região necessita, é necessário formar gente da terra", enfatizou. Guimarães também explicou que as bolsas são tanto para universidades públicas quanto para as privadas.

Nenhum comentário:

Postagens populares