segunda-feira, 19 de março de 2007

Acordo para adquirir o Grupo Ipiranga...

Etapas da operação

A primeira etapa será a aquisição pelo Grupo Ultra das ações das famílias controladoras do Grupo Ipiranga. A segunda, a realização pelo Grupo Ultra de uma oferta pública de compra das ações ordinárias em poder dos acionistas minoritários do Grupo Ipiranga.

Na terceira etapa, Braskem e Petrobras farão proposta aos acionistas para fechamento do capital da Copesul.

Na quarta etapa, o Grupo Ultra fará uma incorporação de ações preferenciais em poder dos minoritários da Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga (CBPI), da Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga (DPPI) e da Refinaria de Petróleo Ipiranga (RPI), que receberão ações preferenciais da Ultrapar.

Na quinta e última etapa, será feita a alienação e entrega dos ativos petroquímicos para Braskem e Petrobras. Os negócios de distribuição de combustíveis que serão destinados para a Petrobras deverão reforçar as atividades de distribuição da empresa no Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Os ativos serão distribuídos da seguinte maneira:

Setor de distribuição de combustíveis

O Grupo Ultra ficará com a rede de distribuição de combustíveis do Grupo Ipiranga nas regiões Sul e Sudeste e continuará operando com a marca Ipiranga.

A Petrobras assumirá a rede de distribuição da Ipiranga no Norte, Nordeste e Centro-Oeste e terá até cinco anos para uso da marca Ipiranga, período em que será substituída gradualmente pela marca Petrobras Distribuidora.

Setor petroquímico

A Braskem passará a deter 60% dos ativos do Grupo Ipiranga na petroquímica e reforçará sua posição de controle na Copesul.

A Petrobras ficará com 40% das atividades do Grupo Ipiranga no setor petroquímico.

Refino

A Refinaria Ipiranga, no Rio Grande do Sul, será controlada, em partes iguais, pela Petrobras, pelo Grupo Ultra e pela Braskem, que se comprometem a dar continuidade às atividades.

O detalhamento da operação consta do Fato Relevante enviado nesta manhã para apreciação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). As mesmas informações foram encaminhadas para a Securities and Exchange Commission (SEC), Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), Latibex de Madri e Mercado de Valores de Buenos Aires (MERVAL).

A operação está sujeita a análise das autoridades brasileiras de defesa da concorrência: Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Secretaria de Direito Econômico (SDE) e Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE).

No setor de distribuição de combustíveis, o Grupo Ultra, já detentor da marca líder no GLP, a Ultragaz, adicionará aos seus negócios outra marca de grande relevância, a Ipiranga. Com isso, incrementará significativamente sua presença no setor com base nas melhores práticas de governança e gestão.

Na petroquímica, a Braskem fortalece sua posição de liderança no mercado latino-americano de resinas termoplásticas, aumenta sua presença na Copesul e avança na sua estratégia de crescimento com criação de valor.

O compromisso histórico da Ipiranga com o Rio Grande do Sul e com o Brasil será mantido pela Petrobras, Grupo Ultra e Braskem. Haverá também continuidade nas atividades e programas de cunho social, cultural e ambiental.

A operação teve a assessoria da Estáter Gestão e Finanças.


Fonte: Comunicação Institucional

Nenhum comentário:

Postagens populares