segunda-feira, 19 de março de 2007

Petrobras, Grupo Ultra e Braskem fecham acordo para adquirir o Grupo Ipiranga

Numa das maiores operações empresariais já realizadas no Brasil, a Petrobras, o Grupo Ultra e a Braskem anunciaram hoje, em entrevista coletiva, que concluíram entendimentos para a aquisição dos negócios do Grupo Ipiranga, consolidando e ampliando a presença nos setores petroquímico e de distribuição de combustíveis.

O valor da operação é de cerca de US$ 4 bilhões.

Ao adquirirem os negócios do Grupo Ipiranga, as três empresas reforçam o compromisso com o crescimento do Brasil, com o Rio Grande do Sul e com quem faz a Ipiranga: seus acionistas, funcionários, parceiros, comunidade e consumidores.

O Grupo Ipiranga, um dos maiores e mais tradicionais do País, opera nos setores de refino de petróleo, petroquímico e distribuição de combustíveis. No ano passado, obteve uma receita líqüida de R$ 30 bilhões, com Ebitda de R$ 1 bilhão e lucro líquido de R$ 534 milhões.

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, disse que o negócio está em linha com o planejamento estratégico da Petrobras, reforçando sua presença ativa na petroquímica nacional, onde já possui participações importantes. Segundo Gabrielli, "a Petrobras pretende ter um papel mais relevante do que tem tido nos últimos anos na petroquímica. O negócio com a Ipiranga é um passo a mais na estratégia de consolidação de grupos econômicos importantes no Brasil, com a presença relevante da Petrobras. Do ponto de vista de distribuição - destaca o executivo - também é uma operação importante, na medida em que aumenta a sinergia de nossa rede Norte, Nordeste e Centro-Oeste".

O presidente do Grupo Ultra, Pedro Wongtschowski, destacou o crescimento esperado com a transação. "Com esta incorporação, assumimos ativos importantes, profissionais comprometidos e principalmente, a bandeira Ipiranga - uma das dez marcas mais valiosas do Brasil, e uma das mais queridas dos brasileiros. Com esta aquisição ampliamos significativamente nossas operações na área de distribuição de combustíveis, passando a ter duas grandes marcas no setor: Ultragaz e Ipiranga. É um investimento no mercado de combustíveis, no mercado de biocombustíveis e no mercado brasileiro".

José Carlos Grubisich, presidente da Braskem, destacou que a incorporação do grupo gaúcho passa a ser um divisor de águas na estratégia da companhia que dirige: "estamos entre as dez primeiras empresas petroquímicas do mundo. Temos compromisso com o crescimento do Brasil, com a Governança Corporativa e com o desenvolvimento sustentável".

"Esta nova etapa da consolidação do setor petroquímico traz um potencial importante de crescimento para a Braskem, com um novo patamar de competitividade e rentabilidade para os nossos negócios", concluiu Grubisich.

Fonte: Comunicação Institucional

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