terça-feira, 15 de novembro de 2011

Golpes voltados aos desempregados e endividados


Cuidado com os golpes criados para aproveitar a fragilidade de desempregados, subempregados, endividados, enfim, de todos os que sofrem os efeitos da crise econômica. Quando estamos emocionalmente abalados por perdas financeiras, ficamos mais à mercê de golpistas e de achacadores.

Dicas...

  • Não acredite em promoções fora da realidade. Produtos e serviços têm preços fixados de acordo com os custos dos insumos, e do pessoal envolvido na produção ou prestação de serviços.
  • Jamais deposite dinheiro em contas indicadas por sites, e-mails ou anúncios classificados, para fazer jus a um prêmio ou para aproveitar uma suposta pechincha.
  • Se tiver condições de investir alguma sobra de dinheiro, consulte o gerente de sua conta ou da agência bancária onde tenha conta-corrente. Empresas que oferecem taxas muito acima do mercado, normalmente, são arapucas para tomar dinheiro dos incautos. Isso ocorreu com muitos investidores nos Estados Unidos, que perderam todas as reservas financeiras destinadas à aposentadoria.
  • Desempregados costumam ser assediados por agências que prometem recolocação profissional. Elas cobram valores fixos por um pacote que inclui elaboração de currículo e contato com empresas que tenham vagas. Nem sempre estas agências cumprem o que prometeram, limitando-se a disparar e-mails com o currículo do desempregado. Informe-se com ex-colegas, amigos e familiares sobre empresas que efetivamente tenham bons resultados na recolocação de pessoal.
  • Não deixe que as dívidas se acumulem. Renegocie pessoalmente com lojas, bancos e operadoras de cartões de crédito, informando sua condição de desempregado e ressaltando o interesse em pagar as dívidas.
  • Caso tenha uma habilidade profissional que possa ser utilizada pelas empresas para as quais deve, proponha a troca de serviço pelo todo ou parte das dívidas. Por exemplo, se for advogado ou arquiteto, ofereça seu trabalho à escola particular dos filhos, ao condomínio em que mora etc.
  • Se tiver perdido o emprego, pare imediatamente de usar o cartão de crédito, que nos dá a falsa impressão de termos poder aquisitivo ilimitado.
  • Cuidado com ofertas de emprego ou de negócios fabulosos recebidas por e-mail. Na maioria das vezes são golpes.
  • Não informe os números de seus documentos, principalmente CIC e cartões de crédito, para supostas ofertas de emprego, de negócios ou de empréstimos pela Internet.
  • Mantenha a calma, e se organize na busca de emprego. Há sites que informam, gratuitamente, como redigir um bom currículo. As maiores cidades do Brasil têm agências públicas ou de sindicatos para a oferta de empregos fixos ou temporários. Converse com amigos, colegas e vizinhos, entre nos sites de grandes empresas, que costumam cadastrar currículos de interessados em trabalhar. Lembre-se que, mesmo durante as piores crises, sempre há escassez de bons profissionais. Atualize conhecimentos, pratique um novo idioma (se puder) e aguarde a sua vez de voltar ao mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postagens populares