terça-feira, 18 de agosto de 2009

CAMPANHA DE OBAMA SEGUIU AS IDEIAS DE GABRIEL TARDE, SEM SABER!

Do Ex-Blog de César Maia hoje:

CAMPANHA DE OBAMA SEGUIU AS IDEIAS DE GABRIEL TARDE, SEM SABER!

Gabriel Tarde, francês, foi o pai da micro-sociologia no final do
século XIX. Tem apenas um livro editado no Brasil (Opinião e Massas -
publicado em 1901). Seu livro-referência, As Leis da Imitação (1890),
não foi editado no Brasil, assim como As Leis Sociais - 1898. A tese
de Eduardo Viana sobre ele foi transformada em livro: Antes Tarde do
que nunca e vale a pena ser lido. Suas ideias foram atropelas pelo
estruturalismo de Marx, Durkheim... no século XX. Com a eletrônica e a
internet, Gabriel Tarde tornou-se contemporâneo do século XXI.

(El País - Uol, 17/08) Trechos de matéria sobre Raha Harfoush, da
equipe da campanha online de Obama.

1. "O importante é a estratégia, não a tecnologia. É fácil criar
perfis, conseguir amigos no Facebook ou manter blogs. Mas o objetivo
era que as pessoas saíssem às ruas e votassem. Se todo esse esforço na
rede não se houvesse traduzido em votos não teria valido nada". "Nem
os governos nem as empresas controlam a mensagem. Na internet, as
pessoas têm agora o poder de colocar um vídeo no YouTube ou mandar uma
mensagem pelo Twitter para denunciar uma repressão, como aconteceu no
Irã, ou criticar um produto".

2. Durante a campanha, formaram-se 35 mil grupos de voluntários que
conseguiram 13 milhões de endereços de e-mail de eleitores em
potencial aos quais enviaram um bilhão de mensagens, convidando para
200 mil eventos. Os cérebros da campanha idealizaram um conceito: a
hiper-segmentação. Nada de mensagens em massa, mas sim personalizar o
máximo possível. Por isso, as mensagens se dividiam por local de
residência, idade e nível de renda. "Tratava-se de evitar a todo custo
o spam".

3. "As pessoas se guiam pelas opiniões do ambiente que as cerca, de um
familiar, de um amigo, de um vizinho, bem mais do que pelas opiniões
de um especialista ou de alguém que aparece na televisão. Na
realidade, com a internet e as redes sociais, estamos voltando ao boca
a boca."

Fonte: Marcio Ferreira - Assessoria de Imprensa - 21 7816-9593

Nenhum comentário:

Postagens populares