terça-feira, 25 de agosto de 2009

Presidente do FNPJ participa de audiência na Câmara dos Deputados

O presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) Edson Spenthof participará como palestrante em Audiência Pública que discutirá a questão da dispensa de graduação para o exercício da profissão de jornalista, a ser realizada na quinta-feira, 27 de agosto, às 9h30, no Plenário 13, Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O convite ao presidente do FNPJ foi feito pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, que realiza a audiência em conjunto com a Comissão de Educação e Cultura. Ela foi solicitada pela deputada Raquel Teixeira, do PSDB de Goiás. O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo de Andrade, também participará como palestrante.

Apoios e mobilizações

Conforme publicado no site da Fenaj, o movimento pela restituição do diploma tem recebido importante apoio dos parlamentares e da sociedade. Tramitam Propostas de Emenda Constitucional (PEC) na Câmara e no Senado e um novo Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, apresentado pelo deputado federal Pedro Wilson (PT/GO). Além disso, a mobilização pela criação da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma prossegue coletando assinaturas.

Ainda de acordo com a Fenaj, "nas articulações junto ao Congresso Nacional, a prioridade é buscar assinaturas de parlamentares – são necessárias 191 – pela criação da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma. Balanço feito no dia 7 de agosto pelo gabinete da deputada Rebecca Garcia (PP/AM), que coordena o movimento, registrou aproximadamente 150 apoios até aquele momento".

O GT Coordenação Nacional Campanha em Defesa da Profissão, da Fenaj, estipulou todo dia 17, em virtude da data da votação do Supremo Tribuna Federal (STF) sobre a não-obrigatoriedade do diploma de jornalista, como Dia Nacional de Luta em Defesa da Profissão do Jornalista, com promoção de atividades em todos os estados.

Fonte: Mirna Tonus <mirnatonus@gmail.com> - http://www.fnpj.org.br

Nenhum comentário:

Postagens populares