quinta-feira, 6 de agosto de 2009

LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Abertas as inscrições para I Encontro de Assistentes Sociais do Estado de São Paulo para a Dignidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência
Objetivo é levantar dados sobre cenário de abandono e desaparecimento de crianças e adolescentes e subsidiar a a I Jornada Internacional Contra a Violência e Exploração de Crianças e Adolescentes, que acontece em outubro, no mesmo local.
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Fundação Faculdade de Medicina da USP realizam em São Paulo, no próximo dia 27 de agosto, o I Encontro de Assistentes Sociais do Estado de São Paulo para a Dignidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência. As inscrições estão abertas no site www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br 
 
Uma das principais finalidades do Encontro é reunir subsídios sobre o cenário estadual de crianças e adolescentes com deficiência em situação de abrigamento ou negligência, abandono e desaparecimento.  Para isso, os participantes do Encontro - assistentes Sociais, Psicólogos Sociais, profissionais da Assistência Social e dirigentes de organizações públicas e privadas da área, além de professores e estudantes da área - deverão responder a um questionário detalhado sobre o tema. Os dados integrarão o 1º Inventário Internacional de Crianças e Adolescentes com Deficiência, Vítimas de Negligência e Desaparecimento.
 
A partir da tabulação das respostas dos participantes do Encontro ao questionário, será possível também obter panorama dessa realidade no Estado de São Paulo para a I Jornada Internacional Contra a Violência e Exploração  de Crianças e Adolescentes. Tomando como base as informações reunidas, será mais factível também o desenvolvimento de políticas públicas sobre a temática.
 
Crianças e adolescentes que sofrem violência doméstica e/ou sexual lideram estatísticas de fugas domiciliares nessas faixas etárias. O agravamento desse cenário é predisposto pela dinâmica familiar frágil, que também não encontra amparo nas políticas sociais e na sociedade. Essas famílias têm dificuldades para estabelecer os limites indispensáveis que visem à proteção e manutenção física e emocional de seus membros.
 
Daí a importância do trabalho dos assistentes sociais e profissionais da área, que podem apoiar os núcleos familiares de crianças e adolescentes desaparecidos, para que recebam o devido suporte psicossocial, durante o período de espera pelo retorno do ente desaparecido. Esse profissional, que também oferece suporte emocional a essas famílias, detecta e compreende como o funcionamento familiar se configura a partir de determinadas características que acarretam sérios prejuízos emocionais a todos os envolvidos. É, portanto, uma relevante fonte de informações sobre os fatores de risco, a incidência de problemas e os melhores caminhos para impedir e reverter situações propícias para as fugas e desaparecimentos.
 
O encontro abordará também a Importância do Assistente Social no Processo de Inclusão da Pessoa com Deficiência e discutirá a interface das políticas públicas para a dignidade e inclusão social desse público. Será apresentado ainda o projeto Caminho de volta, de busca de Crianças e Adolescentes Desaparecidos no Estado, desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
 
O evento conta com o apoio institucional do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas de São Paulo - IMREA.  A abertura será coordenada pela secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella. Estarão presentes representantes do Fundo Social de Solidariedade, do Conselho Regional de Serviço Social do Estado de São Paulo, da Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Conselho Federal do Serviço Social – CFESS. 
 

SERVIÇO:
I Encontro de Assistentes Sociais do Estado de São Paulo para a Dignidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência
Data: Dia 27 de agosto de 2009, a partir das 9h30
Local: Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Memorial da América Latina – Portão 10 - (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564) -  Portão 10 - São Paulo -SP
 
INSCRIÇÕES: www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br
 
Os interessados podem obter informações pelo e-mail faleconosco@pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

 

Nenhum comentário:

Postagens populares