quarta-feira, 31 de julho de 2013

Descontente no ambiente de trabalho?!

Muitas pessoas não compreendem a diferença entre se fazer o que gosta, e gostar daquilo que se faz. E talvez esta seja uma das maiores dúvidas ao escolher uma carreira, e mesmo aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho sofrem com esta dúvida. Estudaram anos de suas vidas, se formaram, “pós formaram” e já conquistaram no mercado de trabalho alguns anos de experiência.  Mas, de repente, descobrem que aquela carreira brilhante que escolheram não tem nada a ver com o que realmente queriam. E agora? O que fazer?!

Um estudo realizado pela Market Analysis (www.marketanalysis.com.br), instituto de pesquisa de mercado e opinião pública, revelou que os brasileiros estão cada vez mais descontentes no ambiente de trabalho. De acordo com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IESPE), 28% dos profissionais brasileiros não atuam na área escolhida e 29% não sabem se gostam do que fazem.

A remuneração e a falta de reconhecimento são os pontos cruciais na desmotivação dos profissionais e foram mencionados, respectivamente, por 35% e 32% dos entrevistados. Além disso, 70% dos entrevistados o trabalho interfere muito (39%) ou razoavelmente (31%) na felicidade pessoal. A autorrealização é o principal fator de motivação para mais da metade (53%).

Entre os impedimentos para dar um novo direcionamento na carreira, os mais mencionados foram: medo de arriscar (31%), incerteza daquilo que gosta (16%) e falta de qualificação (16%).

Talvez a questão de fazer o que gosta esteja conectada ao empreendedorismo, visto que empreender é realizar sonhos, fazer o que sempre teve vontade. É claro que quando fazemos o que gostamos, acabamos, por tabela, gostando do que fazemos. Seria até contraditório que isso não ocorresse. Imagine um professor que não goste de dar aulas, que não goste de ensinar!


Enfim, não importa se você tem a liberdade de fazer o que gosta, ou a felicidade de gostar do que faz. Melhor ainda é se for possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. E caso não seja possível, faça o seu trabalho com prazer, descubra o que ele pode lhe trazer de felicidade, aprenda a gostar daquilo que você faz... Com certeza você estará fazendo o que gosta!

Nenhum comentário:

Postagens populares