sexta-feira, 19 de julho de 2013

Quem lembra da Organização Social e Política do Brasil?!

Fim do regime militar... Lá se vão mais de 20 anos... A disciplina Organização Social e Política do Brasil saiu do currículo escolar. Para muitos, naquele tempo, este foi um dos símbolos da ditadura nas escolas e faculdades. Em minha opinião, muito humilde, a retirada da disciplina “OSPB” foi a pior coisa que aconteceu para a educação dos nossos filhos! E digo isso porque a OSPB tinha como objetivo ensinar os jovens que o país tinha uma linha ideológica de pensamento e, com a retirada, isso se perdeu com o tempo.

Lembro que a OSPB me auxiliou na formação de uma visão mais crítica sobre a realidade social, política e econômica do nosso país. A disciplina dava uma noção de civismo, civilidade e cidadania, além de contribuir para o espírito nacionalista e patriótico. Durante as aulas aprendíamos a respeitar a hierarquia, obedecer as regras e ter orgulho de ser brasileiro.

Um exemplo prático... A importância da Constituição de 1988 para a efetivação de direitos é um fato! Pergunto... Seus filhos conhecem a Constituição Federal?! Ou, pior, você conhece?!!

Lei fundamental e suprema do país (acredite!), a Constituição da República Federativa do Brasil, foi promulgada em 5 de outubro de 1988. Isto é, a Assembleia Constituinte da época, formado por deputados e senadores eleitos, escreveu e aprovou uma nova Constituição que também pode ser chamada de Carta constitucional. A Constituição de 1988 pode ser considerada o AUGE de TODO o processo de redemocratização brasileiro.

Outra pergunta... Você e/ou seus filhos sabem o que é uma “Assembleia Constituinte”?!

Vamos lá... Segue uma transcrição do livro "Atividades de Educação Moral e Cívica" de Siqueira e Bertolin da editora IBEP: "Quem tem cultura enxerga mais longe, descortina novos horizontes. Quem não tem cultura tem visão limitada, limita-se às coisas e atividades do dia-a-dia. Quem tem cultura tem mais senso crítico, maior capacidade de análise das pessoas e das coisas..."

Transcreverei, também, um resumo do que se trata a matéria em um livro da década de 70 que estudei na de 80: "A educação moral e cívica deve harmonizar tradição com progresso, a segurança com desenvolvimento. O civismo deve empolgar os jovens diante dos inúmeros problemas a serem enfrentados e que necessitam de um verdadeiro espírito de civismo, que compreende um diálogo entre os cidadãos de um país e, numa outra dimensão o diálogo entre nações.". Ou seja, a matéria nada mais era um conjunto de normas e condutas que tinha o intuito de formas cidadãos. E o que mais chamava a atenção é que a matéria era direcionada a alunos do primeiro grau, atual ensino fundamental!

Para se ter uma ideia, tal matéria abordava diversos assuntos temas como educação, consciência, caráter, virtudes, vida social, direitos e deveres, dentre muitos outros. Revendo um antigo livro da matéria (o livro é da década de 80), logo de cara você já é tomado por oito páginas onde se resumem perfeitamente os deveres cívicos e morais de qualquer cidadão. Há também duas páginas dedicadas a explicar os conceitos de educação, moral e civismo. Vendo o livro mais a fundo pode-se ver que ele vai bem mais a fundo no que se dispõe a formar um cidadão, informando não apenas sobre os deveres do cidadão para com sua pátria, mas também ensinando valores e virtudes como respeito ao próximo, respeito as autoridades, ensinando a importância da educação e do caráter na formação de uma pessoa.

Entoar o Hino Nacional enquanto a bandeira era hasteada, saber de cabeça todas as datas comemorativas importantes, saber os sinais de trânsito... Eram coisas simples que se aprendia com Educação Moral e Cívica, pois tínhamos de saber a constituição brasileira!

Caso você esteja se questionando do porquê dessa matéria ter sido limada do ensino nacional, a resposta é bem simples; que serventia tem para um governo uma matéria que ensina as pessoas a serem cidadãos, que lhes informa sobre seus direitos e deveres, que lhes ensina amor a pátria desde criança?! Um cidadão que tem pleno conhecimento de seus direitos e deveres, que ama sua pátria, é um cidadão que questiona! E um cidadão que questiona não é algo que um governo como estes aí querem para si, pois um cidadão que questiona é muito perigoso!!!


Preciso dizer mais alguma coisa?

Nenhum comentário:

Postagens populares