terça-feira, 23 de julho de 2013

Sucesso, preparo e oportunidade

Quem nunca ouviu alguém falar usando a expressão “às custas de”? O problema é que nas orações esta locução prepositiva está errada! A versão no plural de “à custa de” passou a ser tão utilizada que parece estar correta em todas as ocasiões! No entanto, o vocábulo “custas”, dessa forma, no plural, só está empregado corretamente quando no âmbito jurídico e terá significado aproximado de “despesas com processos”: Ele pagou as custas do processo!

Saudades das aulas do Mestre Sergio Nogueira!!!

No meu caso, se for para ser “à custa de” que seja do meu suor. E isso vale para tudo! Já me basta toda a ajuda que recebi durante anos dos meus pais, muito mais do que deveriam, para aprender que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitá-las no seu lugar. E sempre que isso aconteceu comigo, provando que Shakespeare estava certo, tive que arcar com as custas do processo!

Uma coisa é a oportunidade não chegar... Outra coisa é não estarmos preparados para ela, por vivermos a custa dos outros. Ou... Oportunidade é quando há janela está aberta para você e os seus. Oportunismo é aproveitar a janela dos outros!!!

Enfim... Já escrevi este pensamento, mas me permita repeti-lo. Susan Boyle, o patinho feio que virou febre mundial (lembra dela), se fosse uma jovem de estilo apresentando-se diante daqueles jurados, seria apenas mais uma com linda voz que está em busca de um sonho. Certo?! Maaas... Sua imagem desleixada, sua avançada idade, para este tipo de programa, só deram mais brilho à sua voz que a catapultou para o mundo. Concorda?!

Quero dizer que quando uma pessoa como ela brilha é inspirador! Inspirador porque se tem a impressão de que nossos sonhos também podem virar realidade um dia. Mesmo que pareçam adormecidos para nós e estranhos aos olhos dos outros.

Boyle dedicou sua vida a cuidar da mãe e era uma figura que só chamaria atenção no meio de uma multidão por seu jeito desengonçado... Não seria descoberta por um olheiro! Tampouco teria o apoio de uma gravadora para se lançar no mercado!!!

Às vezes, sentimos que estamos nos preparando para nada, porque a chance de mostrar nosso potencial nunca vem. Tudo parece andar em câmera lenta e fica cada vez mais difícil acreditar que um dia sua chance vai chegar.

O que você acha? Sorte é apenas sorte ou o encontro do preparo com a oportunidade? Sucesso, preparo e oportunidade... Um vive à custa do outro?!

Todos querem o sucesso, mas poucos querem ter o compromisso e o esforço de se dedicar às oportunidades. Por isso, concluo que se nada acontece isolado no mundo: Sucesso é quando o preparo encontra a oportunidade!

Uma coisa é a oportunidade não chegar... Outra coisa é não estarmos preparados para ela!

Nenhum comentário:

Postagens populares