quinta-feira, 18 de julho de 2013

Desempenhar muitas tarefas significa ter um bom desempenho?!

A pergunta é importante para colocar a questão na perspectiva do mundo corporativo... Cada vez mais as empresas buscam profissionais polivalentes, mais produtivos, mais colaborativos e flexíveis. Tudo isso pressiona os trabalhadores a terem um perfil mais multitarefa. Não é por acaso que muitos vangloriam a geração Y. Mas, acredito, o grande problema é que parece que a sociedade atual está passando do ponto razoável.
Os especialistas dizem que estamos muito longe de ter atingido o limite da “fadiga mental” ou de “adaptação do cérebro” ao bombardeamento de informação, mas a verdade é que, acredito, estamos todos mais angustiados com o dia a dia da vida moderna, especialmente no trabalho.
Uma maneira simples de analisar esta realidade é observar o comportamento das pessoas. É quase impossível que alguém que receba de 50 a 100 e-mails por dia consiga responder a todos eles. E é preciso ser muito pragmático para elaborar e escrever a maior parte das respostas, que geralmente são feitas com atenção reduzida e talvez sem a análise adequada de cada caso, já que a pessoa já está pensando no próximo e-mail e em todas as pendências que tem em sua caixa de entrada... O espaço mental para a reflexão diminuiu consideravelmente!

Enfim, tudo isso exige uma reflexão individual de como sobreviver a tanta estimulação simultânea. Que tal se desconectar um pouco?!

Nenhum comentário:

Postagens populares