segunda-feira, 15 de junho de 2009

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO

O processo de gestão da comunicação deve estar alinhado às estratégias da empresa e englobar as etapas necessárias para assegurar o planejamento, coleta, tratamento, consolidação, disseminação, armazenamento e a disposição final das informações no relacionamento com todas as partes interessadas, conforme o exemplo abaixo:





A gestão da comunicação possui um ciclo de vida contínuo, com períodos de revisão anuais divididos nas seguintes etapas: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e avaliação da comunicação, bem como o controle de mudanças de melhoria contínua do processo de comunicação, conforme a figura abaixo.




Essas etapas interagem entre si e com os outros processos do sistema de gestão implementado. Todas as etapas podem envolver o empenho de um ou mais profissionais ou grupo de profissionais, dependendo das necessidades de comunicação.

O processo de Gestão da Comunicação é descritas a seguir:

  • Iniciação do Plano = Avaliar a maturidade do sistema de comunicação, através de pesquisa de quantitativas e/ou qualitativas, identificando oportunidades para a implementação do processo de gestão da comunicação, que deverá estar alinhado às estratégias da empresa e englobar as etapas necessárias para assegurar o planejamento, coleta, tratamento, consolidação, disseminação, armazenamento e a disposição final das informações.

  • Planejamento da Comunicação = Esta etapa consiste no mapeamento das partes interessadas, de acordo com a natureza das ações de comunicação, identificando suas necessidades de informação e montando estratégias adequadas para cada público alvo.
    Nesta fase, deve-se elaborar o Plano de Comunicação, considerando a natureza, complexidade e abrangência do empreendimento, definindo suas etapas, interfaces, cronogramas, recursos humanos, físicos e financeiros, periodicidade, meios e ferramentas mais adequadas para disseminação do Plano de Comunicação.

  • Implementação do Plano de Comunicação = Esta etapa consiste na distribuição das informações, priorizando e executando as ações de maior impacto para as partes interessadas.

  • Controle e acompanhamento do Plano de Comunicação = Esta etapa consiste no acompanhamento e medição do desempenho do Plano de Comunicação, verificando os resultados atingidos e as metas estabelecidas com as partes interessadas, realizando os ajustes que se fizerem necessários.

  • Encerramento do Plano de Comunicação = Esta etapa consiste em registrar os resultados das ações de comunicação no relatório final do empreendimento, promovendo o evento de lições aprendidas e a distribuição deste relatório para as partes interessadas.

Nenhum comentário:

Postagens populares